Com a popularidade dos quartos montessorianos e as camas casinhas, está de moda a compra do kit cama Montessoriana, vendido como artigo útil para que os bebês explorem com segurança o espaço. Na realidade, o kit cama montessoriana é invenção para ganhar dinheiro em cima dos pais inseguros.

Colocar um kit desses em uma cama montessoriana pode ser o mesmo que colocar barras. Em outras palavras, vai na contramão dos método, que propõe criar um ambiente preparado para favorecer a autonomia e a independência das crianças. E disso vamos tratar nesta publicação.

Mas, antes mesmo de compreender o que é o kit cama montessoriana e nossas razões para não compra-lo, recomendamos que leia os seguintes posts que o ajudarão a entender melhor o propósito do método Montessori aplicado em casa:

O que é o kit cama montessoriana?

Comecemos por entender o que é o kit cama montessoriana. Esse se compõe, em geral, de 1 Rolinho Cabeceira, 2 Rolinhos Laterais e 1 Rolinho Peseira. Muitos dos vendedores do produto são honestos ao afirmar que o produto está desenvolvido para camas que não fazem uso de grades de proteção.

Seu desenho é, realmente, lindo. E pode parecer funcional. Talvez de fato o seja, mas para pais que não optaram por oferecer aos filhos um espaço montessoriano. Não se trata de julgar o uso em si do kit cama. Como afirmamos, para muitos pais podem trazer segurança. No entanto, quando você opta por oferecer um espaço montessoriano a seu filho, deve livrar-se dessas amarras e acreditar que o bebê, a partir da exploração de seu entorno, desenvolve habilidades que o tornam um sujeito autônomo.

Em outras palavras, como a cama montessoriana está ao nível do chão, dificilmente aconteceria algo grave caso a criança caísse do colchão. Lembre-se de que é recomendado o uso de um colchão que torne o chão mais cálido. O método propõe o movimento livre. Veja as imagens abaixo e observe como o uso de determinados complementos acabam por limitar suas ações no entorno.

Qual a solução para o problema?

Se a questão é que vocês, como pai ou como mãe, se sintam seguros de que não acontecerá nada à criança enquanto dorme, há melhores soluções que o kit cama montessoriana. Ah, e, claro, o uso de barras. Mesmo que você opte por uma casa casinha ou uma cama cabana, o essencial do método deve ser mantido: a liberdade de movimento.

É certo que, com o tempo, a criança perfeitamente conseguirá subir e descer da cama mesmo com a presença dos rolos de proteção. No entanto, lembremos que esse artigo é mais usado quanto menos idade tenha a criança. Vemos três soluções possíveis para o tema.

Primeiro, se você ama muito os rolos de proteção, compre-os, mas use apenas três deles. Deixe uma das laterais totalmente livres para o movimento do bebê. Parece-nos que, como artigo de decoração é bastante bonito e dá um ar fresco ao quarto.

Outra opção é comprar um único rolo de proteção e colocar na cama, na altura da cabeça formando uma letra “U”. Veja a imagem abaixo.

@Pinterest

Uma terceira opção, a que adotamos aqui em casa, é o uso de almofadas no chão no momento do descanso. As mesmas almofadas que enfeitam a cama quando está arrumadinha, vão para o chão amortecer uma possível queda da criança. Laura ainda não caiu nenhuma vez.

Não devemos confundir segurança com nossas inseguranças

É exatamente isso. São nossos medos que nos condicionam a adotar o método montessori adequadamente. Gostamos da cama casinha por sua estética, adoramos a ideia da criança dormir no chão, mas nos esquecemos de que, por si só, a cama no chão é segura para nossos bebês.

Lembre-mos que, em um berço tradicional, os rolos são usados especialmente nos primeiros meses de vida. Temos medo de que o bebê se gire e possa ficar agarrado nas grades laterais do berço. Em geral, os bebês, até os 6 meses, tendem a ficar na mesma posição que os deixamos.

Não se movem no espaço de sua cama. Quando passam dos 6 meses, é quando ganham mais agilidade e começam a se mexer por todo o berço. Nesse ponto, baixamos um nível do berço para baixo, para evitar que o bebê se caia ao apoiar-se na barra para tentar se levantar. Nessa etapa, os rolos já começam a perder sua utilidade. Ocupam muito espaço do berço e o bebê demanda espaço para se movimentar.

Por medo, tendemos a transferir nossas crenças para o método. Essa desconfiança é desnecessária. Podemos optar por outras formas de proteção adaptadas à filosofia montessoriana.

Ainda assim, caso você fique tranquila com o uso do kit cama, pode fazê-lo. O único a saber é que não é algo próprio do Método. Se desejar, recomendamos a marca Biramar. Temos algum produto comprado para Laura e vale a pena. Deixo aqui algumas sugestões:



Método Montessori

Uma das filosofias na área da educação que mais nos apaixona é o Método Montessori. Buscamos seguir seus fundamentos na criação e educação da nossa filha. Preparamos nossa casa para que Laura tivesse tudo a seu alcance e também lhe oferecemos propostas de material, brinquedos e atividades inspiradas em montessori. Tudo isso compartilhamos aqui na web. Acesse e confira:

Ordem em casa

Ordem em casa é uma seção do nosso blog para ajudar-nos a organizar melhor nosso lar para facilitar o desenvolvimento da criança e a harmonia entre os membros da familia. Aprenderemos como organizar um guarda-roupa, uma playroom, como guardar brinquedos ou como dobrar as distintas peças de roupa de nossos filhos. Também abordaremos os distintos ambientes preparados, segundo Montessori.

12 Comentários

  1. Gostei muito do artigo, minha bebe esta com 10 meses e esta dormindo em uma cama montessoriana, porem com grades dos lados (Como na segunda foto do artigo) porem ja caiu duas vezes, acorda e se senta na cama e quer se levantar na grade e acaba tombando para fora da cama. Alguma dica?

    • Karina Responder

      Tire a grade. Deixe-a livre. coloque umas almofadas no chão para que, em caso de cair, não tenha qualquer dano e não sinta a queda. Ela mesma vai regulando e aprendendo os espaços.

  2. Olha até onde eu sei os rolos são perigosos pra menores de seis meses por causa do risco de sufocamento.

  3. Oi… Minha dúvida é desde quando é legal usar a cama montessoriana?? Pq penso que quando o bebê é recém nascido até o período em que baixaríamos o nivel do berço, se não é extremamente desconfortável para os pais… A ideia de ficar abaixando tanto para colocar o bebê na cama… ?? Mamães que usaram desde o princípio, o quê vocês dizem sobre isso??

    • Karina Responder

      Ana Paula, boa pergunta a sua. Vou dar minha opinião. O bebê, a partir dos seis meses já consegue se locomover, seja se arrastando ou engatinhando. Logo, já tem autonomia para dormir em uma cama montessoriana, ou seja, uma cama com o colchão próximo ao chão. No entanto, para mim pesou mais a Criação com Apego. O bebê precisa do contato com a mãe e o pai nos seus primeiros meses de vida. Estabelecer este vínculo é o mais importante que possa ter para a vida do recém-nascido. Laura usou o berço colado na cama, com uma das laterais livres para que pudesse passar à nossa cama quando desejasse. Depois, quando vimos que chegava o momento, a transferimos para seu quarto. Como temos tudo adaptado à sua altura, o fato de dormir em um colchão no chão não alterou na sua independência e autonomia.

      O mais importante é que veja a sua realidade. Para nós foi o que funcionou e hoje Laura um vínculo seguro conosco.

  4. alex medeiros Responder

    O quarto da minha filha, que hoje tem 3 anos, foi todo projetado no conceito montessoriano, eu mesmo construí a cama dela em pinus no formato de casinha, Instalei piso vinilico justamente para ela ter liberdade de sair da cama em qualquer momento e não ficar no piso frio. Sobre os rolinhos, optei por utilizar dois, justamente na parte em contato com as paredes, pois como minha filha se movimenta muito ao dormir, acaba por bater a cabeça na parede. Sei que não é nada grave, mas algo que pode ser evitado.

  5. Sempre tive medo de usar essa cama perto do chão. Tenho pavor de bichinho como formiga, lacraia, barata, etc.
    Mesmo arrumando o quarto todo dia tirando tudo do lugar sempre acho umas formigas. Então na dúvida não usei esse método com a Hadassa, hoje ela tem 3 anos já saiu do berço para a cama ( compramos um berço 3 em 1)
    Enfim pra quem optar ela opção do Montessor que tenha belas experiências com seus bebês 😉

  6. o meu receio é ele bater na parede ou na grade. Ele se mexe muito à noite, gira várias vezes no berço. Como fazer quanto á isso?

    • Karina Responder

      Cama mais perto possível do chão. Claro que, se você, como mãe, sente a necessidade de colocar a proteção, não há problema. A questão do artigo é apenas mostrar que o kit montessoriano, embora receba esse título, não tem nada de Montessori.

    • Nada. Ele vai bater com a propria força, não é suficiente para se machucar, no máximo leva um susto… Mas, se preferir, da uma olhada na tela protetora anti sufocamento para berço… eh bem legal para colocar em grades de beços e camas..

  7. Aqui em casa o problema é que a pequena “escapole” toda a noite, pq se mexe muito. Tive que colocar o colchão do berço (que está mega fino) do lado para ela não acabar dormindo toda noite no chão frio. Não é medo de cair (não acontece absolutamente nada qdo ela “cai”), o problema é dormir no chão gelado nesse frio de inverno… 🙁

Deixe Uma Resposta