Criação com ApegoSER PAIS

Posições para amamentar

posicoes para amamentar como segurar o peito

Qual é a melhor posição para dar o peito? Essa é uma pergunta comum a todas as mulheres que, pela primeira vez, tem a tarefa de amamentar seu bebê. Existe uma variedade de posições para amamentar as quais podemos escolher no momento, adequadas às nossas necessidades e às do bebê.

Nenhuma é ideal em si, já que não há uma mais correta que outra. Importante, de fato, é que mãe e filho(a), experimente de um momento de prazer, sentindo-se cômodos e relaxados.

A boa mamada se dá quando há o agarre correto do peito pelo bebê. Para isso, devemos ter em conta como realizar as posições corretamente. Tenha em conta variar as posições. E lembre-se de que não tem porque doer o peito para dar de mamar. Caso isso ocorra, busque ajuda de um(a) assessor(a) de amamentação.

Como o bebê e você devem se colocar para facilitar as mamadas?

posicao para dar de mama ao bebeO importante é encontrar uma ou várias posturas nas quais vocês se sintam cômodos.

Para facilitar a mamada e o esvaziamento adequado do peito:

  • Coloque-se, ligeiramente, encostada para trás.
  • O nariz e o queixo devem estar, ambos, em contato com seu peito.
  • O corpo do bebê deve estar em estreito contato com o seu. É mais fácil se você está, ligeiramente, encostada para trás.
  • A cabeça e o corpo do bebê devem estar bem alinhados (o pescoço não deve estar flexionado, nem a cabeça girada).
  • A cabeça deve estar colocada diante do peito com o bico do peito na altura do lábio superior-nariz. É preferível que você desloque o bebê no lugar de aproximar seu peito à sua boca.
  • É útil o agarre espontâneo, que consiste em colocar o seu bebê sobre você, como bico do peito à altura do nariz e o queixo apoiado no peito. O bebê jogará a cabeça para trás para buscar o bico do peito e abrirá a boca. É normal que precise de várias tentativas antes de conseguir agarrar o bico do peito espontaneamente. De-lhe tempo e não se precipite a introduzi-lo em sua boca. Apenas será necessário ajuda-lo se tem diiculdades. Se não consegue o agarre espontâneo, pode ser utilizado o agarre dirigido.

Agarre dirigido:

  • Técnica do sanduíche: para facilitar o agarre profundo, dê ao peito a forma ovalada da boca do bebê. Para isso, coloque os dedos da mão sobre o peito, em forma de C, no mesmo sentido que os lábios do bebê (em paralelos a eles) e se pressiona ligeiramente. É importante deixar a auréola livre para não interferir no agarre.
  • No momento em que o bebê abre a boca, a mãe o atrai até o peito e dirige o bico do peito por cima da boca em direção ao pavilhão da orelha (apontando o paladar.
  • Continue segurando o peito até que confirme que o agarre é adequado.

Formas de segurar o peito

Na forma de “C”, a mãe coloca o polegar por trás da auréola e os quatro dedos por debaixo (posição encostada, posição berço, dancer e rugby).

posicoes para amamentar como segurar o peito

Na forma de “sanduíche” a mãe da forma ao peito com os dedos, adaptando-os à forma da boca do bebê, tal e como mostra a figura.

como segurar o peito aleitamento materno

Posições para amamentar

Veja as posturas mais comuns utilizadas pelas mulheres para amamentar seus filhos.

Posição em criação biológica

posicoes para amamentar criação biologicaA posição em criação biológica é muito útil se você tem dificuldades com o agarre ao permanecer sentada. Para fazê-la corretamente:

  • Coloque-se recostada em uma posição cômoda entre 15º-65º.
  • Coloque o bebê em cima de você com a cara entre os peitos.
  • Permita que se desloque e que, cabeceando, busque e agarre o bico do peito, espontaneamente.

Posição de berço

posicoes para amamentar bercoEssa é uma das posturas mais utilizadas:

  • Apoie a cabeça do bebê no antebraço, não na dobra do cotovelo, e a mão nas costas no lugar do bumbum.
  • O bebê tem que estar em estreito contato com o seu corpo, com a cabeça e seu corpo bem alinhados diante do peito e o bico do peito à altura do nariz.
  • Aproxime o bebê ao bico do peito no lugar de mover o peito até a boca do bebê. De-lhe tempo para que agarre espontaneamente.

Posição deitada de lado

posicoes para amamentar deitada de ladoEsta postura pode favorecer seu descanso e ser útil se tem dor no perineo.

  • Deite-se de lado.
  • Coloque o bebê com sua cabeça diante do peito e apoiada ao colchão, não sobre o braço.
  • Desloque o bebê até que seu nariz-lábio superior fique à altura do bico do peito e espere que se agarre espontaneamente.
  •  Para manter esta posição, segure o bebê com a mão ou coloque uma toalha em suas costas.

Posição de rugby

posicoes para amamentar rugbyEsta postura é, especialmente, útil se você teve parto cesariana, se tem os peitos grandes, se precisa esvaziar a zona externa da mama ou se amamenta gêmeos e quer fazê-lo simultaneamente.

  • Segure o corpo e a cabeça do bebê com o antebraço e a mão do mesmo peito que oferece, de forma que seu corpo fique encostado e seus pés em direção à suas costas.
  • Coloque sua cabeça diante do peito com o bico do peito à altura do nariz-lábio superior.
  • Você pode estar mais cômoda utilizando uma almofada ou travesseiro para que seu braço e o corpo do bebê estejam apoiados.

Posição de “dancer” (de SC Danner e E. Cerutti)

posicoes para amamentar dancerÉ uma postura, especialmente, útil quando o bebê apresenta problemas anatômicos para o agarre do peito, hipotonia ou refluxo gastroesofágico.

  • Coloque o bebê sentado como um cavalinho sobre sua coxa, com sua cabeça de frente para o peito.
  • Com uma mão, segure o bebê pelo pescoço e os ombros e, com a outra, segure o peito “em bandeja”, assim como a o queixo e a mandíbula do bebê enquanto mama. Para isso, segure seu peito com a palma da mão e com os dedos médio, anelar e mindinho. Deixe que o queixo repouse no espaço entre o polegar e o indicador, segurando a mandíbula um pouco mais para diante para que o bebê agarre melhor o peito.

Posição de berço-cruzada

posicoes para amamentar berco-cruzadoÉ útil quando se precisa de agarre dirigido por dificuldades do bebê para pegar o peito,quando o recém-nascido é pequeno e se experimenta dor em outras posições.

  • Segure o corpo e a cabeça do bebê com o abraço e a mão contrária ao peito que oferece.
  • Realize a técnica do sanduíche com a mão do peito que você oferece.
  • Espere que a boca do bebê esteja bem aberta e aproxime o bebê do peito, dirigindo o bico do peito por cima da língua, em direção ao pavilhão da orelha.

* Informação e imagens de GuiaSalud.es.

Criação com Apego

Na seção Criação com Apego você encontra textos interessantes sobre como podemos criar nossos filhos com amor, respeito e firmeza. Prepararmos para ser pais é algo importante. Saber como podemos estabelecer o vínculo com nossos filhos, educando-os sem gritos, ameaças e castigos também. Acesse:

Posts relacionados

É muito grande para mamar

Comunicar com a pele

Dormir com o bebê na mesma cama facilita a amamentação noturna

A mãe frouxa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *