Seguramente você conhecerá o pote da calma. Trata-se de um pote de cristal ou plástico que serve para acalmar as crianças depois de uma briga, de uma birra ou de um ataque de choro. O ideal é que as crianças aprendam a superar suas frustrações por si mesmos, controlando melhor suas emoções. Mas também é benéfico ter disponível algum recurso que o ajude nesse processo.

O pote da calma pode ajudá-las a focalizar as emoções para controlá-las. Esse é um instrumento que podem usar até que sejam capazes de administrar o que sentem por si mesmos. Pode ser utilizado por crianças a partir dos 2 anos.

Na internet há um monte de tutoriais explicando como fazer um. Trata-se de uma manualidade muito fácil e rápido de fazer. Podemos encontrar um monte de potes da calma para nos inspirar. Dessa vez a proposta é fazer um pote da calma que brilha no escuro.

O efeito visual é incrível e chama a atenção das crianças sim ou sim.

Materiais necessários:

  • Pote de cristal ou de plástico vazio.
  • Pintura fluorescente ou barras fluorescentes.
  • Pedaço de tecido semi-transparente (serve essas malhas quadriculadas usadas para envolver limões e laranjas).
  • Luvas de proteção.

Como fazer o pote da calma que brilha no escuro

Coloque o pedaço de tecido transparente dentro do pote, de maneira que ocupe a maior parte do interior.

Salpique dentro a pintura fluorescente e derrame o conteúdo. Não coloque tudo de uma vez. Tente repartir em gotas por todas as paredes do pote. Pode usar um pincel fino para que fique pequenos pontos de pintura por todas as partes.

Feche o pote da calma. Para melhor segurança cole a tampa com cola quente ou silicone para que as crianças não possam abrir. Leve o pote até um ambiente escuro para ver o efeito.

Momento de reflexão

As crianças vão gostar muito do pote da calma que brilha no escuro. Isso porque lhe oferece a possibilidade de um momento de reflexão às escuras, quando precisem se tranquilizar ou pensar sobre alguma conduta que não foi adequada.

Tenha em conta de que uma criança de dois anos não conseguirá refletir sobre sua conduta. As de três a 5 anos precisarão de nossa ajuda para levar à compreensão de sua conduta Talvez, para elas, o mais adequado seja o cantinho da calma.

* Visto em Papelisimo

>> Leia também: Pote das emoções, entre cores e sentimentos

Método Montessori

Uma das filosofias na área da educação que mais nos apaixona é o Método Montessori. Buscamos seguir seus fundamentos na criação e educação da nossa filha. Preparamos nossa casa para que Laura tivesse tudo a seu alcance e também lhe oferecemos propostas de material, brinquedos e atividades inspiradas em montessori. Tudo isso compartilhamos aqui na web. Acesse e confira:

Educação Emocional

Na seção Educação Emocional aprendemos como ajudar nossos filhos a reconhecer e identificar as emoções corretamente. A partir do desenvolvimento da inteligência emocional, a criança está preparada para vivenciar situações várias de uma maneira equilibrada. Descubra mais:

Deixe Uma Resposta