O cérebro humano costuma se centrar mais nas coisas negativas que nas positivas. De tudo que nos passa no dia, fixamos a mente nas coisas ruins. Damos voltas e mais voltas aos problemas e suas consequências. Por isso essas se fixam mais facilmente na memória. Deixamos de lado as vivências positivas, como se fossem corriqueiras e de menor importância.

Para que tenhamos uma ideia, nosso cérebro está programado para evitar tudo aquilo que possa nos fazer dano. Essa é uma das razões pela qual a tristeza é a emoção que mais dura, até 240 vezes mais que o resto. Tomamos muito tempo pensando e repensando as coisas ruins que nos passam. Na tentativa de evitar sofrer, sofremos mais.

Podemos educar em positivo nosso cérebro para viver melhor. Podemos ser mais agradecidos e satisfeitos no nosso dia a dia. Isso nos permitirá enfrentar os problemas desde uma atitude mais pró-ativa. Vale reforçar que isso não significa deixar de viver a tristeza, mas saber reconhecê-la e buscar uma solução ao problema desde uma perspectiva mais positiva.

Tenhamos em conta que o cérebro guarda na memória como reagimos diante das diferentes situações, de maneira que criamos caminhos neuronais que se tornam hábitos. Isso significa que, se desde pequenas as crianças aprendem a se centrar no negativo, a assumir uma atitude derrotista e a pensar nos problemas como obstáculos, pouco a pouco essa maneira de pensar se torna um hábito.

Não há dúvida de que um dos maiores presentes que podemos dar a nossos filhos é educar em positivo. É importante mostrar-lhes que, embora os momentos difíceis façam parte da vida humana, uma atitude positiva é um escudo protetor que, além de nos ajudar a evoluir como seres humanos, nos mostra como ser agradecidos pelas pequenas coisas.

Nesse sentido, o pote da felicidade pode ser uma atividade simples e muito eficiente para que toda a família possa se educar em positivo.

pote da felicidade educar em positivo 02

Como utilizar o pote da felicidade para educar em positivo

Elsa Punset criou uma técnica de educação emocional muito simples para ensinar as crianças aprenderem a pensar positivo desde cedo: o pote da felicidade. O mais importante é que se trata de uma atividade para realizar em família.

Apenas é necessário um pote grande e transparente onde, todas as noites, cada membro da família deve colocar uma nota indicando algo positivo que tenha passado ao longo do dia. Uma sugestão é que cada membro tenha uma cor diferente de papel, isso deixará o pote bonito quando estiver cheio.

O que escrever no papel? Absolutamente qualquer coisa, desde um sorriso que lhe transmitiu alegria até um abraço reconfortante, a alegria de receber um presente ou de comer o prato preferido, o tempo que brincou com o amigo ou um filme a que assistiu… O importante é que seja algo positivo que lhe tenha transmitido sensações bonitas no momento vivido. Em outras palavras, escrever esses pequenos momentos que, habitualmente, deixamos passar, posto que, cada noite, é normal que o nosso cérebro recorde o que de ruim nos passou, as decepções do dia, uma discussão desagradável com alguém…

A técnica deve ser utilizada ao menos durante uns seis meses para que a criança reconheça a importância de ser agradecida pelos belos momentos vividos em seu dia. Quando passe esse tempo, a família pode abrir o pote e ler, aleatoriamente, algumas das coisas que foram escritas. Provavelmente vocês se lembrarão do que ocorreu naquele momento e se divertirão com as bonitas lembranças.

pote da felicidade educar em positivo 03

Que se consegue com a técnica do pote da felicidade?

Graças ao pote da felicidade, conseguiremos que a criança

1. Aprenda a refletir sobre as coisas boas que ocorrem ao longo do dia.

2. A prenderá a apreciar os pequenos detalhes que, frequentemente, passam desapercebidos. Lembremos que os pequenos detalhes são os que enriquecem a vida realmente. Cada vez que escreve algo bonito que ocorreu no dia, isso fica gravado em seu cérebro como uma lembrança agradável.

3. Aprenda a diferenciar os problemas pequenos dos realmente importantes.

4. Aprenda a ser agradecido. Isso lhes permitirá viver muito mais satisfeitos.

5. Melhore a comunicação com os membros da família.

6. Desenvolva hábitos positivos que lhe sirvam para enfrentar os problemas, no futuro, desde uma atitude mais pró-ativa.

Nossa experiência

Levamos um mês fazendo a atividade do pote da felicidade. Parece-nos genial. Cada noite buscamos escrever algo que nos fez dar um sorriso durante o dia. Está sendo uma forma de pensar em positivo juntos, uma espécie de reprogramação de nossos cérebros para que possamos educar nossa filha em positivo.

Deixe Uma Resposta