Você sabe quais são os brinquedos que estimulam a linguagem das crianças? Imagino que tenha alguma ideia. Mas é sempre bom ter esse tipo de informação para guiar-se na hora de trazer um brinquedo para casa. Ter mais brinquedos não é o melhor. O importante é que sejam poucos, bons e úteis para a criança.

Os brinquedos podem ser um bom material para desenvolver a linguagem da criança. Ter, em casa, alguns deles pode vir muito bem para estimular a linguagem e a aprendizagem em geral.

Brinquedos que estimulam a linguagem

Vejamos quais brinquedos são úteis para o desenvolvimento da linguagem? Ah, tenha em conta que cada qual atende as necessidades da criança em determinada idade. Veja o post … para saber mais sobre os tipos de brinquedos existentes e para que faixa etária são ideais.

Jogos de construção: desenvolvem a criatividade, a percepção, a orientação espacial, a atenção e a concentração, o aprendizado de conceitos (cores, tamanhos, formas), a linguagem, etc.

  • Blocos, cubos, legos

brinquedos de linguagem

Jogos simbólicos: permitem imitar se papai ou mamãe, professor, doutor, cabelereir@, bombeir@, vendedor@, etc). Ajuda a desenvolver a empatia, amplia o léxico, facilitam a expressão de sentimentos e a estruturação do pensamento.

  • Telefone
  • Microfone
  • Kit de ferramentas, doutor, animais, meios de transportes
  • Cozinhas e lojinhas de brinquedo
  • Bonecas

Jogos musicais: reforçam a linguagem, estimulam a inteligência e as habilidades cognitivas. Fomentam a imaginação, desenvolvem a memória e melhora seu bem estar emocional.

  • Instrumentos musicais: xilofono, flauta, tambor, marcas, trompeta…

Enfim, muitos são os brinquedos que podem estimular a linguagem. Escolha aqueles que atendam aos interesses da criança. Por exemplo, se gosta muito de cantar, um microfone pode ir bem. Se gosta muito de empilhar coisas, blocos de construção são ideais.

Não precisa comprar tudo ou um de cada tipo. Apenas trate de observar para dar-se conta das necessidades e interesses da criança.

Quais são os tipos de brinquedos e sua classificação por idade?

Author

Deixe Uma Resposta