Você já sabe que os brinquedos e os jogos são importantes para o desenvolvimento motor, social, cognitivo e emocional das crianças. Brincar com brinquedos é uma atividade muito divertida, ao mesmo tempo que se torna um momento de aprendizado único.

Não vamos entrar em uma polêmica sobre comprar ou não brinquedos. Se menos é mais. Se devemos fazer rodízios de brinquedos. Obviamente, tudo isso faz parte de uma única composição quando o tema é brinquedos para crianças, mas cada qual merece uma discussão a parte.

Nesta publicação, apenas queremos mostrar que os diferentes tipos de brinquedos existem para atender a necessidades específicas da criança de acordo com sua idade e etapa de desenvolvimento.

Temos claro que toda criança deveria ter acesso a diferentes tipos de brinquedos para que possa potenciar o desenvolvimento das várias habilidades. Se o brinquedo é de madeira ou de plástico, reciclado ou feito com elementos naturais… Essa também é uma outra história.

Por que é importante conhecer a classificação dos brinquedos?

Saber a classificação dos brinquedos é fundamental para fazer as escolhas certas para atender as necessidades e os interesses dos pequenos. Em outras palavras, se observamos nossos filhos brincando, podemos perceber que brinquedos podem ser úteis, em determinado momento, para estimular e potenciar certa habilidade.

Então, na hora de comprar um brinquedo, menos é mais. O melhor sempre é ter em conta sua durabilidade ao longo da infância. Considere que há brinquedos que proporcionam um sem fim de possibilidades de jogo que permitem desenvolver diferentes habilidades ao longo dos anos da vida da criança.

Quais são os tipos de brinquedos?

Os diferentes tipos de brinquedos, como já mencionados, atendem a objetivos concretos. Visam a fomentar o desenvolvimento de uma ou várias habilidades. Cada qual é adequado a uma etapa da vida da criança que pode se estender por alguns meses ou mesmo vários anos. Apenas um exemplo, a bola. Esse é um brinquedo físico que pode ser utilizado pela criança a partir dos 6 meses de idade e, ao longo do tempo, se presta a estimular e/ou reforçar várias habilidades.

Brinquedos físicos

São aqueles brinquedos e jogos em que predominam a velocidade, a força e a resistência. Colocam à prova capacidades físicas e melhoram o controle do próprio corpo. Por exemplo, temos a bicicleta, o patinete, o bambolê, o balancinho, a bola…

tipos de brinquedos infantil

Brinquedos manipulativos e de construção

São brinquedos que desenvolvem o controle com os dedos, os reflexos, a precisão, a coordenação olho-mão, a capacidade auditiva… Estimula o desenvolvimento da concentração, da atenção, além de fomentar o respeito ao turno. São exemplos os puzzles e os diferentes jogos de construção.

tipos de brinquedos

Brinquedos simbólicos

São aqueles com os quais as crianças representa outros personagens em diferentes contextos. Permitem desenvolver a linguagem, a imaginação e a criatividade. Como exemplo temos o brincar de cozinha, de médico ou de bombeiros. Bonecas e carrinhos são muito interessantes para compor as narrativas.

Brinquedos com regras

Esses são os tipos de brinquedos que permitem à criança aprender a respeitar as normas e se relacionar com outras pessoas. Os brinquedos com regras desenvolvem atitudes como planificação e estratégia. No mercado há um sem fim de jogos de mesa e cartas.

tipos de brinquedo educativo

Brinquedos educativos

Sempre achei um tanto controverso o título de brinquedos educativos, já que, todos os brinquedos, ainda que não tenham um fim didático, acabam por levar a criança ao aprendizado de um ou outro conceito. Os brinquedos educativos são aqueles que proporcionam, além do entretenimento, a compreensão e assimilação de conteúdos escolares. Desenvolvem capacidades como a atenção, a memória, o raciocínio, a orientação espacial…

Author

Deixe Uma Resposta