rodizio de livro 02

Nunca. Essa é a resposta para a pergunta acima. Vejo como muitos pais, recomendam o rodízio de livros para as crianças. O ideal é que os livros estejam à disposição das crianças como se brinquedos fossem. Ou seja, a criança deve ter acesso à leitura desde muito cedo e tudo deve estar a seu nível para que possa folhear, ver e contar histórias quando desejar. No entanto, isso não significa que a opção de rodízio de brinquedos deva ser aplicada aos livros. E vamos ver o por quê!

Todos os livros sempre à disposição

Em casa temos claro. Rodízio de livros não existe. Os livros são fonte de conhecimento e, na primeira infância, cumpre com o objetivo de ativar a curiosidade da criança. Logo, quando compramos livros para nossos filhos, todos devem estar disponíveis. A criança deve ter acesso, a qualquer momento, a todo e qualquer livro. Quando isso ocorre, o desejo pela leitura é natural, ainda que não saiba ler.

Em casa temos mais de um espaço de leitura e todos muito utilizados pela nossa filha. É comum flagra-la sentada diante de sua biblioteca infantil, pegando cada livro e já criando sua própria narrativa, posto que não sabe ler. Termina sempre rodeada de muitos livros.

Isso não é super estimulação. Nenhuma criança se super estimula porque folheie ou leia livros, veja figuras, recreie narrativas. Ao contrário, a criança se nutre de novas informações, torna-se mais curiosa e desejosa de conhecer as coisas do mundo.

Por que não fazer o rodízio de livros?

Nosso papel como adulto é observar nossos filhos. É através da observação que, por exemplo, podemos nos dar conta de alguma temática que goste mais. Pode ser que, no momento, ele se interesse mais por dinossauros, por meios de transporte, por planetas… Surge dos pais o desejo de oferecer-lhe livros com a temática do momento e esconder na gaveta todos os demais temas.

Está bem enriquecer o campo semântico do tema de interesse da criança, mas não significa, com isso, que devamos excluir de seu cotidiano todos os demais livros infantis.

Outro exemplo é fazer uma prateleira de atividades sobre insetos e só colocar livros relacionados à disposição da criança. Isso apenas é fruto do desejo do adulto de fazer da criança um conhecedor do tema. E não bem é assim.

O aprendizado da criança é transversal. Ela necessita nutrir-se de diferentes fontes para formar um conhecimento que se integre. Precisa estabelecer associações constantes. E, nesse sentido, será mais enriquecedor se ele tem a informação à sua disposição.

Logo, ao fazer rodízio de livros infantis, retiramos da criança a possibilidade de ter contato com um universo amplo.

Como organizar os livros infantis em casa

A questão principal, no nosso ponto de vista, é como organizamos os livros infantis em casa. Que espaços de leitura temos em casa. Vamos mostrar os espaços que temos por aqui!

Prateleiras de exposição

rodizio de livro 01

É nesse espaço em que colocamos os livros os quais considero imprescindíveis para Laura tendo em conta seus interesses no momento. Essa é uma forma de deixar os livros mais visíveis, posto que a criança visualiza a capa e, a partir daí, pode sentir curiosidade de ver suas páginas e lê-lo.

Biblioteca infantil

rodizio de livro 04

No armário da biblioteca infantil, há uma série de livros infantis. A maioria dos que temos. Não possuem uma organização específica. Estão à disposição. Laura não mexe na biblioteca todos os dias. Ao contrário. Pode passar dois ou três dias sem nem sequer tocar um deles. E, depois, passar vários dias seguidos tirando todos e vendo um a um e contando suas narrativas à sua maneira.

Cantinho de leitura

rodizio de livro 03

Na sala, optamos por ter um cantinho de leitura. com livros que não cabem na biblioteca e outros fantoches. Sabe esses dias em que não tirou o livro da biblioteca?! Então, estava sentada vendo os livros por aqui.

Então, livros não super estimulam. Tirem da cabeça essa ideia limitada. Limitar o acesso de parte dos livros, escondendo-os em gavetas ou em armários com portas, é a primeira forma de podar a curiosidade, criatividade e imaginação da criança. Pense nisso!

História Infantil

Na nossa seção História Infantil, você encontra muitas dicas incríveis histórias, fábulas, poemas, livros e vídeos infantis. Além disso, confere dicas de atividades e jogos de leitura, de contação de histórias e formas de organização da biblioteca infantil em casa. Visite:

Posts relacionados

Brincar com livro: Um presente diferente

Livros infantis sobre a primavera. Veja nossas dicas!

Livros infantis para aprender as vogais

Meu primeiro livro infantil encadernado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *