Educação Emocional

Quando se tem paz interior, tudo é possível

paz interior

Conseguir a paz interior é a chave para conseguir que tudo flua bem na nossa vida. Tudo se torna possível. Quando se tem paz interior, conseguimos espalhar tranquilidade a nosso redor. Por isso, tendo em conta a criação de nossos filhos, é muito importante que busquemos essa paz interior. Isso nos ajudará a ser capazes de controlar nossas emoções, tomar decisões mais acertadas e enfrentar com responsabilidade é firmeza os desafios da maternidade.

Se nos encontramos em momentos de desequilíbrios, muito provavelmente, em situações de estresse, agiremos sem nenhum controle, podendo chegar a ser agressivos com nossos filhos. Podemos perder a cabeça diante de problemas cujas soluções só seriam possíveis se encontradas desde a calma.

A questão é como conseguir encontrar a paz interior? Isso é possível se seguimos algumas pautas que nos levem a valorizar mais nosso próprio ser e menos as expectativas externas.

Como conseguir a tranquilidade interior?

1. Conheça a si mesma

É fundamental conhecer-se a si mesma. Entender a sua própria essência lhe permitirá dar passos importantes nessa vida. Se sei o que sou é o que quero, torno-me capaz de tomar decisões firmes e responsáveis.

2. Reconheça suas emoções

Ponto importante para se ter paz. No processo de educação dos filhos, se sei reconhecer meu estado de raiva, terei consciência de que devo primeiro acalmar-me antes de resolver qualquer problema com meu filho. 

3. Priorize-se

Em geral, quando nos tornamos pais e mães, deixamos nossas vidas em segundo plano. Tudo gira em função do novo ser. No entanto, é preciso que sejamos capazes de priorizar-nos. Você também é um ser com necessidades e desejos próprios. Anular-se por essa nova vida apenas o levará a sentir-se frustrado com o passar do tempo. É possível ser pais e continuar sendo seres únicos e autênticos.

4. Observe quem a rodeia

Você já ouviu falar das pessoas tóxicas? São pessoas que sugam sua energia. Sabe aquele ser que sempre crítica sua forma de educar? O palpiteiro de plantão. Afaste-se de pessoas que a julgam constantemente. Cerque-se daquelas que a complementam e acrescentam coisas positivas na sua vida.

5. Trate-se bem

Dedicar tempo a você também é importante. Não viva apenas para os filhos ou para seu companheiro(a). Há vida além deles e essa vida é a sua. Um ser anulado é um sujeito infeliz. E pela lógica, se está infeliz, não pode fazer feliz a que a rodeia. Portanto, trate-se bem. Cuide-se. Estar bem com você mesma fará com que tudo brilhe ao seu redor.

6. Focalize as oportunidades

Muitas vezes, por medo, perdemos oportunidades. Deixamos passar situações ímpares e acabamos por nos arrepender. Isso pode gerar frustração e sensação de fracasso o que causa desequilíbrio em nosso ser. Muitas vezes, é preciso arriscar-se.

7. Ponha limites

Vivemos uma infinidade de expectativas expertas. Deixamos que outros manipulem nossas vidas e pensamentos. Entretanto, é preciso saber dizer basta. Assumir o controle da própria vida e de seus pensamentos é imprescindível para encontrar a paz interior. 

8. Tenha cuidado com o que diz e como o diz

Ser sincero é, sem duvidas, uma virtude no ser humano. No entanto, muitas vezes devemos ter cuidado com o que dizemos e como dizemos. Quando falamos com nossos filhos, o que e a forma como o fazemos deixarão marcas por toda a vida. Podemos dizer a mesma coisa de maneiras distintas, obtendo resultados também distintos. O fundamental é que busque sempre o caminho que leve à paz.

9. Visualize um futuro melhor

Seja positiva. Ter uma mente positiva a ajudará a conquistar seus objetivos. 

10. Conecte-se com seu SER interior

Muito importante é se conectar com seu ser interior. Saber escutar o que está sentindo é primordial para entender suas vivências, curar feridas e buscar um estar é viver o presente em equilíbrio e tranquilidade.

Posts relacionados

Como ajudar uma criança a expressar seus sentimentos?

Livros infantis sobre emoções para crianças

Casa dos sentimentos e emoções - livro infantil

Como eu me sinto - Coleção de livros infantis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *