Disciplina PositivaEducação Emocional

Que fazer para que as crianças não mintam?

Que fazer para que as crianças nao mintam

A mentira passa a fazer parte do universo das crianças desde muito cedo. As primeiras mentiras costumam aparecer quando a criança tem três ou quatro anos. Em geral, ela recorre à mentira para fugir de um castigo ou defender sua inocência quando comete algum erro, ou quando se sente envergonhada.

Esse tema é muito interessante porque todos nós pais passamos ou passaremos por essa situação. Em algum momento nos daremos conta de que nosso filho nos mente. É preciso descobrir a razão pela qual ele não se sente confortável para nos dizer a verdade.

Então, que fazer para que as crianças não mintam?

Tomemos como exemplo o fazer diário das tarefas escolares. Muitos pais ficam de cabelo em pé porque seus filhos deixam a realização dos deveres de casa para o último momento do dia. Algumas crianças enrolam vendo televisão, brincando, jogando videogame, e simplesmente deixam de fazer a tarefa.

Muitos pais recorrem ao castigo para obrigar-lhes a fazer os deveres a tempo: “Se não fizer o dever, não vai brincar… não vai ver televisão… não vai sair no fim de semana… não te levo ao parquinho”. Para a criança conseguir o que deseja, mentir passa a ser uma estratégia.

Podemos, nós pais, evitar que nossos filhos nos mintam adotando algumas condutas:

1. Não lhe faça pergunta-armadilha

No lugar de dizer “Já fez a tarefa de casa?”, melhor diga: “Vejo que você ainda não fez a tarefa de casa”. Ao fazer a pergunta direta, damos motivo para que nosso filho possa nos mentir para evitar um castigo ou para conseguir o que deseja. O melhor é mostrar-lhe que somos conscientes de que não cumpriu o combinado. Juntos possamos buscar uma solução. O ideal é oferecer-lhe ajuda: “Vejo que você ainda não fez a tarefa de casa. O que pensa fazer agora? Pode se sentar agora para fazer os deveres e, enquanto terminar, pode ir brincar”.

Caso seja recorrente a dinâmica de não querer fazer os deveres, talvez você deva buscar entender o que lhe está passando. Muitas vezes etiquetamos nossos filhos dizendo que não querem nada, só brincar. Na realidade, pode ser que tenha dificuldades na compreensão dos objetivos das tarefas. Investigue o motivo, dialogando.

2. Comunique-se sem culpabilizar

É preciso conversar muito com nossos filhos sobre as verdades e as mentiras. Fazer-lhes entender que não está bem mentir para ocultar algo. Os problemas podem ser resolvidos com a verdade. Para isso, é preciso estabelecer uma relação de confiança mútua, a fim de que a criança possa se sentir segura para dizer a verdade. Você pode lhe dizer: “O que você me disse não me parece verdade. Normalmente as mentiras são ditas quando alguém sente medo ou preocupação por algo. Há algo que está assustando você?”

3. Quando a criança disser a verdade, não a castigue

O castigo não traz consequências positivas para a criança. Muitas vezes, para evitá-lo o que fará é mentir-nos. A criança deve sentir que tem, em nós pais, pessoas de confiança para contar a verdade. Ao reconhecer seu erro, através do diálogo, podemos ajudá-la a corrigi-lo adequadamente. Podemos dizer-lhe: “Obrigada por ser honesta. Você está sendo corajosa ao me dizer a verdade. Agora, como você vai se organizar para fazer a tarefa de casa? Buscamos uma solução juntos?”

4. Demonstre-lhe o quando a ama

Muitas crianças mentem porque tem medo de decepcionar seus pais. Ainda que sejam pequenas, elas são capazes de entender que temos expectativas em relação a sua conduta. Sabem que, ao fazer os deveres de casa, ficaremos felizes; e que, ao não fazê-los, ficaremos chateados.

Se alguma vez a criança esquece ou deixa de fazer o dever, podemos externar-lhe nossas emoções, com sinceridade: “Vi que você não fez os deveres de casa. Mamãe e papai te amam muito, mas, neste momento, estamos tristes e chateados, porque você não cumpriu com sua responsabilidade. Como você poderia fazer para se organizar e realizar os deveres antes do jantar?”.

5. Seja um exemplo

Lembre-se de que as crianças imitam nossa conduta e se dão conta de TUDO o que fazemos ou falamos. Uma criança é capaz de reconhecer quando os pais mentem. Se mentimos sempre, a criança tomará como algo normal dizer uma mentira. Começar a dizer a verdade sempre é um passo para que tenhamos filhos que também nos digam a verdade.

Posts relacionados

Os castigos servem para que se aprenda a fazer as coisas escondido

A verdadeira origem das crianças inseguras e desobedientes

Como conseguir que não abusem de seu filho por ser muito bom?

A educação respeitosa é chave para evitar a violência infantil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *