Educação EmocionalEducação InfantilSER CRIANÇA

Reconheça os sinais de inteligência em seu filho

Menino inteligente

Quando temos um filho achamos que é o mais bonito, o mais divertido, o mais cheiroso, o mais inteligente, o mais… Ao que parece, a inteligência é um dom equitativo para todo o mundo, mas nem todos a utilizamos da mesma maneira.

Uma pessoa cuja inteligência é superior a dos demais, não maneja socialmente da mesma maneira, muitas vezes pode se tornar incompreendidos.

A própria escola faz um diagnóstico equivocado da inteligência das crianças. Tirar melhores notas está relacionado à inteligência do aluno. Ou seja, quanto melhor nota tire o aluno, mais inteligente é. Na realidade, muitas crianças aprendem a usar a inteligência desde um sistema de lógica e razão mais elaborado, que não lhes possibilita adequar-se à dinâmica de memorização que, todavia, é vigente na maior parte das escolas de nosso país. Fato é que poucos podemos imaginar que um aluno com baixas notas e aparente problema de aprendizagem pode ser inteligente ou, mesmo, superdotado.

Logo, como pai, fique atento ao modelo de ensino. Para uma criança inteligente, as aulas podem se tornar entediantes e a metodologia de ensino pode leva-lo à apatia. Se você percebe que pode se tratar de uma criança inteligente, não permita que um sistema de notas baseado em memorizações definam a sua inteligência. Investigue, busque informações, e escolha a escola de seu filho com padrões que se adaptem a seu modo de organizar as informações.

Sinais precoces de inteligência em seu filho

  • O desenvolvimento na primeira etapa é bastante apressado. Trata-se de bebês que começam a vocalizar sons desde os cinco meses, mostram boa coordenação de seus movimentos desde os primeiros dias de vida e respondem com rapidez a estímulos propostos.
  • Tem uma capacidade emocional e sensorial intensa. Essas crianças são capazes de reagir de forma exagerada à maioria das emoções e desenvolvem um amplo sentido de equidade.
  • Destacam por sua hipersensibilidade sensorial. Isso pode ser observado quando demonstram que se incomodam com coisas simples ou com o que para o resto não é um problema necessariamente. Por exemplo, podem lhe incomodar luzes fortes, determinados sons ou alguma protuberância na roupa nos sapatos.
  • Possuem a constante necessidade de estar em atividade, seja ela física ou cognitiva.
  • Desenvolve de maneira aumentada sues sentidos.
  • Alcançam altos níveis de concentração ou desconexão da realidade em suas atividade, mas algumas vezes podem ficar distraídos.
  • Tem sensibilidade a questões morais, às normas ou à autoridade. É comum que questionem as principais regras sociais.
  • Desde muito cedo mostram interesse por questões existenciais, tais como a morte, a origem do homem ou a existência de crenças.
  • Trata-se de meninos perfeccionistas, autocríticos e competitivos.
  • Desenvolvem um amplo vocabulário e aprendem os aspectos básicos da educação muito rápido.
  • Possuem uma excelente memória.

Visto em: Eres mamá.

Leia mais:

Posts relacionados

Como as crianças aprendem física brincando com este tipo de brinquedos

Diversão ao ar livre

10 perguntas para saber como foi seu filho na escola

Canção de yoga Om Shanti

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *