Quando temos um filho achamos que é o mais bonito, o mais divertido, o mais cheiroso, o mais inteligente, o mais… Ao que parece, a inteligência é um dom equitativo para todo o mundo, mas nem todos a utilizamos da mesma maneira.

Uma pessoa cuja inteligência é superior a dos demais, não maneja socialmente da mesma maneira, muitas vezes pode se tornar incompreendidos.

A própria escola faz um diagnóstico equivocado da inteligência das crianças. Tirar melhores notas está relacionado à inteligência do aluno. Ou seja, quanto melhor nota tire o aluno, mais inteligente é. Na realidade, muitas crianças aprendem a usar a inteligência desde um sistema de lógica e razão mais elaborado, que não lhes possibilita adequar-se à dinâmica de memorização que, todavia, é vigente na maior parte das escolas de nosso país. Fato é que poucos podemos imaginar que um aluno com baixas notas e aparente problema de aprendizagem pode ser inteligente ou, mesmo, superdotado.

Logo, como pai, fique atento ao modelo de ensino. Para uma criança inteligente, as aulas podem se tornar entediantes e a metodologia de ensino pode leva-lo à apatia. Se você percebe que pode se tratar de uma criança inteligente, não permita que um sistema de notas baseado em memorizações definam a sua inteligência. Investigue, busque informações, e escolha a escola de seu filho com padrões que se adaptem a seu modo de organizar as informações.

Sinais precoces de inteligência em seu filho

  • O desenvolvimento na primeira etapa é bastante apressado. Trata-se de bebês que começam a vocalizar sons desde os cinco meses, mostram boa coordenação de seus movimentos desde os primeiros dias de vida e respondem com rapidez a estímulos propostos.
  • Tem uma capacidade emocional e sensorial intensa. Essas crianças são capazes de reagir de forma exagerada à maioria das emoções e desenvolvem um amplo sentido de equidade.
  • Destacam por sua hipersensibilidade sensorial. Isso pode ser observado quando demonstram que se incomodam com coisas simples ou com o que para o resto não é um problema necessariamente. Por exemplo, podem lhe incomodar luzes fortes, determinados sons ou alguma protuberância na roupa nos sapatos.
  • Possuem a constante necessidade de estar em atividade, seja ela física ou cognitiva.
  • Desenvolve de maneira aumentada sues sentidos.
  • Alcançam altos níveis de concentração ou desconexão da realidade em suas atividade, mas algumas vezes podem ficar distraídos.
  • Tem sensibilidade a questões morais, às normas ou à autoridade. É comum que questionem as principais regras sociais.
  • Desde muito cedo mostram interesse por questões existenciais, tais como a morte, a origem do homem ou a existência de crenças.
  • Trata-se de meninos perfeccionistas, autocríticos e competitivos.
  • Desenvolvem um amplo vocabulário e aprendem os aspectos básicos da educação muito rápido.
  • Possuem uma excelente memória.

Visto em: Eres mamá.

Leia mais:

Deixe Uma Resposta