Uma atividade de coordenação motora fina e também de artes que fizemos aqui em casa foi recriar o cabelo afro com lã. Primeiro, busquei conversar com minha filha sobre as diferentes texturas de cabelo. Chamei-lhe a atenção para meus fios cacheados, como meu cabelo afro se distinguia do seu que é liso. Ambos são igualmente bonitos e devem ser valorizados por sua beleza.

Expliquei-lhe que recriaríamos o cabelo afro usando lã. Foi maravilhoso. Com contar que ao final da brincadeira ela disse: “Mamãe, ficou maravilhoso!”. Esse é um pequeno passo para o respeito ao negro e às suas características que o tornam sujeitos únicos e maravilhosos.

Essa proposta foi feita no marco da semana que celebra o Dia da Consciência Negra.

Material necessário

  • Imprimir silhueta de mulher negra
  • Lã preta o marrom
  • Tesoura
  • Cola
  • Giz-de-cera

Recriando o cabelo afro com lã

Recriar o cabelo afro com lã é uma proposta de atividade maravilhosa. Primeiramente, imprima a silhueta de mulher negra. Eu escolhi esta na internet:

Silhueta da mulher negra

Em seguida, Laura cortou pequenos pedaços de lã preta. Passou cola no cabelo e foi colando cada um deles. Esse é um trabalho e tanto que exige concentração e persistência. Além disso, trabalha a coordenação motora fina, através do movimento de pinça. Reforça o desenvolvimento da força muscular, ao fazer força para aplicar a cola sobre o cabelo. E também desenvolve a coordenação olho-mão.

Atividade sobre o cabelo afro com lã

Por fim, a pequena deu um toque colorindo o rosto. Gostou? Se fizer essa brincadeira em casa, mande o resultado pra gente ([email protected]).

Veja também

E não para por aqui! Veja nossas incríveis propostas para celebrar o Dia da Consciência Negra. Clique na imagem abaixo e descubra:

Posts relacionados

Atividades para o Dia da Consciência Negra

Histórias de mulheres negras para empoderar meninas

Como fazer uma máscara africana de papelão

Atividade sobre consciência negra com feijão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *