AtividadesDesenhos para pintar

Símbolos natalinos para colorir e seus significados

presepio para pintar e colorir

O período do Natal é um dos mais esperados de todo o ano. Nessa data comemoramos o nascimento de Cristo. Para essa celebração, nossa web fez uma compilação de imagens de símbolos natalinos para colorir e seus significados.

Para que nos pode servir todo esse material? Longe de apenas imprimir e dar para a criança colorir, sugerimos que utilize os desenhos para fazer propostas que desenvolvam o trabalho manual. Como?

Dentre algumas sugestões estão:

  • Pintar com guache
  • Colagem com grãos
  • Colagem com revistas e jornais
  • Colagem com pontas de lápis de cor ou giz-de-cera
  • Recorte
  • Massinha

Enfim, tudo depende da criatividade. A criança pode usar o material para trabalhar diferentes habilidades a partir do uso de variados materiais.

Símbolos natalinos para colorir e seus significados

Então, nosso convite é tanto para selecionar os símbolos natalinos para colorir, como também para descobrir seus significados.

Presépio

Representação em figuras do nascimento de Jesus Cristo. Geralmente, estão presentes no casebre, o menino na manjedoura, Maria e José, a estrela de Belém, os Reis Magos e alguns animais.

Reis Magos

Os Reis Magos são os sacerdotes Melquior, Gaspar e Baltazar, que, guiados por uma estrela, chegaram do oriente para visitar o menino Jesus, recém-nascido. Eles o adoraram e lhe ofereceram ouro, incenso e mirra.

Estrela de Belém

A estrela que costumamos colocar no topo da árvore de Natal representa a estrela de Belém que iluminou o caminho dos Reis Magos. Simboliza o firmamento eterno onde reside a Divindade e a Fé, uma esperança de conseguir uma vida melhor.

Anjos

Um anjo é um ser imaterial, presente nas crenças de algumas religiões, cujos deveres são assistir e servir a Deus. São os encarregados de fazer as mensagens entre o céu e a terra. Simbolizam o amor e a bondade.

Sinos

Seu uso é muito antigo. Os sinos representam o aviso ao povo do nascimento do menino Jesus. É o símbolo natalino da alegria por tal acontecimento.

Vela

A vela acesa no Natal representa o momento em que a Virgem Maria trouxe o menino Jesus ao mundo. Simbolizam a purificação e suas chamas se estendem como representação de Cristo, a luz do mundo. Esse é um elemento capaz de iluminar novas ilusões e esperanças de paz.

Coroa do advento

A coroa do advento é uma tradição cristã que simboliza o transcurso das quatro semanas do advento. Consiste em uma coroa de ramos de pinho com quatro velas. No primeiro domingo do advento, acende-se uma das velas. Nas seguintes três semanas, acendemos o resto, até que a semana anterior ao Natal, as quatro estejam acesas. Simbolizam a dignidade e o poder.

Árvore de Natal

Conta-se que, no começo do século VIII, um monje beneditino chamado Winfrid, mais conhecido como São Bonifácio, sentiu a chamada de evangelizar os povos pagãos da Europa Central e, deixando sua abadia, se foi à Alemanha. Como forma de evangelizar, durante uma prática, o monje mandou talhar uma árvore e plantou um abeto em seu lugar. Explicou que seus deuses, tal como as árvores que morriam cada ano, eram caducos, enquanto que Cristo, como o abeto, viva sempre, pois era eterno. Assim é como começou a tradição de ter uma árvore de Natal em casa, simbolizando Jesus Cristo que se revestiu de nossos pecados para nos redimir, ao mesmo tempo em que representa a vida eterna por ser de tipo perene.

Bolas de Natal

As bolas natalinas podem ser de várias cores e sua tradição data do século XVIII. Simbolizam a abundância e os dons de Deus aos homens.

Papai Noel

Papai Noel é um personagem lendário que, segundo a cultura ocidental, traz presentes para as crianças na noite de Natal. Está inspirado em Nicolás, um bispo cristão, de origem grega, que viveu no século IV, na Turquia. Contava a lenda que Nicolás ajudou a uma família, depositando uma quantia em dinheiro nos sapatos que se encontravam ao lado da chaminé. Daí a tradição dos presentes.

Guirnalda

As guirlandas, enfeite em círculo, representam o amor sem fim de Deus. A fita vermelha que decora a folhas verdes do pinheiro simbolizam a proteção divina. Geralmente, são usados para enfeitar as portas dos lares.

Ceia de Natal

A ceia de Natal representa a união familiar, a confraternização. Na noite do dia 24 de dezembro, as famílias se reúnem para festejar o nascimento de Cristo. Na ceia, peru, chester, farofa são alguns dos pratos típicos.

Presentes de Natal

Dar presentes é um costume bem antigo. No Natal, simbolizam os presentes que os Reis Magos ofertaram a Jesus, em seu nascimento. Em alguns países, como o nosso, os presentes são distribuídos pelo Papai Noel.

Flor de Páscoa

A flor de Páscoa faz parte da decoração de muitas casas durante as festas natalinas. A cor vermelha de suas folhas garantem sorte e fortuna a seus proprietários. O nome dessa flor se deve ao fato de que, durante a temporada natalina, suas folhas mudam de cor, formando umas bonitas flores. Suas folhas vermelhas duram, ainda, uns três ou quatro meses mais, coincidindo com a Páscoa. Daí ser a flor de Páscoa.

Cartões de Natal

Há um costume em nossa sociedade de celebrar o espírito natalino, enviando cartões para desejar boas festas a familiares e amigos.

Desenhos para pintar

Se uma das mais queridas brincadeiras de criança é colorir, separamos uma seção com desenhos para pintar e imprimir bem legais. O objetivo é proporcionar um material interessante para que possamos oferecer a nossos filhos para que se entretenham brincando.

Posts relacionados

Papai Noel para colorir e imprimir

Garrafa sensorial: o que é, objetivo e como fazer uma

Atividades de Natal para Educação Infantil

Leão para colorir, pintar e imprimir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *