Criação com ApegoSER PAIS

Sobre a Atmosfera do Lar

atmosfera do lar

* Fonte: Lucy Peres, psicóloga clínica infantil (@infanciapositiva)Você já ouviu falar sobre o conceito de atmosfera presente enfaticamente nas obras da Charlotte Mason?

Charlotte Mason foi uma das autoras cujas obras mais me debrucei durante todo o ano passado. Com uma bibliografia lindíssima, densa e profunda, Charlotte demonstra-se verdadeira conhecedora das crianças. O conteúdo em língua portuguesa vem crescendo a cada dia. Este trecho, sobre o conceito de atmosfera na educação, foi retirado do site charlottemasonbrasil.com , (um site produzido por um grupo de mães tradutoras que divulgam a filosofia de Charlotte no Brasil – o @charlottemasonbrasil).

“A característica especial do lar é abrir o Paraíso diante dos olhos de nossos filhos. Há muitos aspectos importantes da vida doméstica desde o início até a educação superior; mas não há nada no caminho do ensino direto que tenha um efeito tão amplo e duradouro quanto a atmosfera do lar. E o pensamento mais sério a respeito disso é que neste caso não há nada para aprender e nada para ensinar: a atmosfera emana de nós mesmos – literalmente somos nós mesmos; nossos filhos vivem nela e respiram-na, e o que somos é assim incorporado a eles. Não há pretensão aqui ou possibilidade de evasão; podemos nos enganar: a longo prazo, nunca enganamos nossos filhos.
O espírito da casa vive, e, mais além, é acentuado neles. A atmosfera é muito mais do que ensinar e infinitamente mais do que falar. Duvido que pudéssemos viver uma semana, mesmo com uma pessoa muito reservada, sem ser capaz de dizer qual é o seu objetivo na vida, o que ela valoriza supremamente. Isto afinal de contas é o cerne da vida: decidir o que é que nós queremos, o que vale a pena lutar; e é esse objetivo central que torna a atmosfera de nossas vidas, que se imprime inevitavelmente em nossos modos e palavras, de modo que estamos declarando-o para sempre, embora possa ser inconsciente e involuntariamente.” Texto retirado do site Charlotte Mason Brasil

* Traduzido e revisado por Marina Correia e Gabriely Cruvinel.

** Fonte: Lucy Peres, psicóloga clínica infantil (@infanciapositiva)

Criação com Apego

Na seção Criação com Apego você encontra textos interessantes sobre como podemos criar nossos filhos com amor, respeito e firmeza. Prepararmos para ser pais é algo importante. Saber como podemos estabelecer o vínculo com nossos filhos, educando-os sem gritos, ameaças e castigos também. Acesse:

Posts relacionados

Perdoe-se, mamãe!

O maravilhoso superpoder que há em você

Os limites são saudáveis e necessários

Coisas normais que são um luxo para as mães

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *