Atividades para Educação InfantilEducação Infantil

Soprar bolhas de sabão, um estímulo ao desenvolvimento da linguagem

Soprar bolhas de sabão 00

Há umas duas semanas, nossa pequena Laura, com 19 meses, começou a fazer o movimento de sopro com a boca. Tudo começou com uma brincadeira quando lhe dizíamos para soprar a comida que estava quente. Assim foi treinando. Ontem pegou o potinho de fazer bolha de sabão e soprou tentando fazer alguma. Vamos… nem nos passava pela cabeça que conseguiria. Achávamos que seu sopro não tinha força suficiente. Mas, eureka! Ela conseguiu!

Antes só havia visto que conseguia soprar sua flauta. No entanto, sempre tinha considerado um movimento um tanto automático. Não verdadeiramente um treino de sopro. Para mim, tirar o som da flauta era algo super básico. Por isso não dava importância. Fazer a bolha de sabão sim, foi top!

O movimento de sopro é muito importante para o bebê e deve ser estimulado por nós pais. Isso porque ajuda, por exemplo, no desenvolvimento da linguagem da criança. Na realidade, os benefícios de brincar de fazer bolhas de sabão são muitos.

  • Melhora a respiração que favorecerá a fala
  • Aprende a manejar e controlar o ar ao falar
  • Treina o sistema muscular que participa do ato da fala
  • Melhora a pronúncia dos fonemas

Movimento de sopro no desenvolvimento da linguagem

Mas, voltando a questão deste post, o movimento de soprar é muito importante para o desenvolvimento da linguagem. Isso porque, para realizar o sopro, a criança precisa projetar os lábios para fora como se fosse dar um beijo ou dizer a vogal u. Precisa que a mandíbula se mantenha estável e que a língua se retraia para que os lábios possam sustentar o sopro e não mordê-lo. Todas essas habilidades são as mesmas necessárias para produzir os sons da fala.

Há várias atividades para estimular o movimento de sopro que podemos oferecer a nossos filhos. Na publicação “Atividades de sopro para bebês e crianças” você encontra várias delas.

Fazendo bolhas de sabão

Como todos os pais de primeira viagem, não ficamos alheios a essa conquista de nossa pequena. Gritamos de alegria ao ver sair suas primeiras bolhinhas de sabão. Já sabíamos que amava ver as bolhas de sabão pelo ar. Gritava cada vez que via uma. Mas que alegria vê-la fazendo as suas próprias.

Inevitável fazer algumas fotos desse momento. Total concentração!

Soprar bolhas de sabão 01 Soprar bolhas de sabão 02

Soprar bolhas de sabão 03

Posts relacionados

Associação de conceitos: mamãe e bebê

Sinais de alerta no desenvolvimento da linguagem

Rapidinhas sobre bilinguismo infantil

O Caracol - jogo de dedos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *