Tabela de números grandes de 1 a 100 é um material Montessori da área de matemática. Serve para trabalhar a contagem e a sequência dos números. Como todo material montessoriano, está feito em madeira. No entanto, acreditamos que, para os que não temos como comprar todo tipo de material, podemos elabora-lo em casa. Nesta publicação, compartilho com vocês, a tabela do 100 para imprimir, bem como a explicação de como apresentar à criança.

Tabela de números grandes de 1 a 100

Antes de qualquer explicação, organize tudo o que vai precisar para confeccionar a tabela do 100. Vamos lá?

Imprima a tabela de 1 a 100 na cor azul. Essa será a base do material para trabalhar a sequência numérica. A seguir, imprima a tabela com números de 1 a 100 na cor branca. Essa servirá para acompanhar a sequência numérica. E, por fim, imprima a tabela numérica com a fichas para recortar. Antes de cortar, encape as três tabelas com papel contact. Isso dará durabilidade ao material.

A seguir, recorte os números de 1 a 100 da tabela na cor bege.

Apresentando a tabela de números de 1 a 100

A tabela do 100 é um material recomendado para crianças a partir dos 4 anos e meio. No entanto, tenha em conta observar as necessidades e interesses da criança.

O material original conta com uma base de madeira com bordas para que as peças se encaixem e não se caiam. Na base, uma tabela sem numeração em azul. Também conta com uma tabela em branco com os números de 1 a 100, para controle de erro. E, por fim, as fichas enumeradas para realizar a sequência.

Tabela do 100 Montessori

No nosso material adaptado, o que falta é a base de madeira com bordas e as fichas em madeira. De resto, tudo ok. Agora vamos ver como apresentar à criança!

Objetivos da tabela numérica de 1 a 100

A tabela de números grandes de 1 a 100 tem como objetivos diretos:

  • Iniciar a sequência numérica.
  • Aperfeiçoar a contagem.
  • Reconhecer a grafia dos números.
  • Interiorizar a ordem dos números de 1 a 100.

Indiretamente, o material montessoriano trabalha:

  • a coordenação motora fina
  • a ordem
  • a concentração
  • a frustração

Apresentação da tabela de 1 a 100

Podemos apresentar o material em uma mesa ou no tapete de trabalho. Para uma primeira apresentação, o ideal é trabalhar com a tabela do 100 enumerada. No nosso caso, a tabela branca para controle de erro.

Para facilitar a organização do trabalho, contamos com uma caixinha em madeira com compartimentos para cada uma das dezenas. Isso favorecerá o trabalho, a ordem e evitará a frustração ou que a criança se entedie.

Tabela até o 100

Você pode utilizar uma caixa de ovos de uma dúzia para separar as dezenas.

A criança pode usar a tabela branca como base e fazer o pareamento. O ideal é realizar o pareamento por dezenas. Começar pelos números de 1 a 10, depois de 11 a 20 e assim por diante.

Então, começamos pelos números de 1 a 10. Quando estiver colocado, passamos à segunda dezena. Dessa forma, trabalha o controle de erro.

Quando já domine o material dessa forma, podemos passar a tabela de controle de erro para a lateral esquerda para que possa comprovar o resultado final.

E, quando já domine a sequência, deixar que o faça sem a tabela de controle de erro.

Atenção! Quando a criança terminar de completar a tabela, podemos faze ra criança ver que todos os números de cada fila tem uma qualidade em comum. Por exemplo: os números da primeira fila tem apenas um dígito, com exceção do 10. Na segunda fila todos começam por 1, a segunda por 2 e assim por diante. Observar também a repetição das unidades nas filas verticais.

É assim como as crianças assimilam e interiorizam as sequências e padrões.

O que mais podemos trabalhar com a tabela de números grandes de 1 a 100?

Números ímpares

Completar a tabela do 100 com os números ímpares.

Tabela numérica de 1 a 100 - Números pares

Números pares

Completar com os números pares a tabela numérica do 1 ao 100.

Tabela 1 a 100 - Números ímpares

Diferentes sequências

Há várias possibilidades de trabalhar a tabela de números grandes de 1 a 100. Esta é uma delas:

Tabela de números 1 a 100 Montessori

Espero que tenham gostado da dica. Compartilhe com outros amigos para que possam conhecer o material e aplicar com as crianças, em casa ou na escola!

Author

Deixe Uma Resposta