O tapete de atividades também é conhecido como ginásio para bebês. Trata-se de uma superfície acolchoada com uma variedade de texturas, cores, sons e brinquedos suspensos ou fixados ao próprio tapete. Podem incluir mordedores, espelhos, chocalhos e muito mais. O objetivo é criar um ambiente rico para a exploração sensória e física do bebê. Dessa forma, ao captar a atenção dos bebês, o tapete de atividade favorece o seu desenvolvimento sensorial, motor e cognitivo.

Quando começar a usar tapete de atividades?

O tapete de atividades pode ser introduzido logo nos primeiros meses da vida do bebê. Passadas aquelas duas ou três semanas de vida, os bebês começam a desenvolver suas habilidades sensoriais e motoras. Assim que vir que fixa mais o olhar e está mais ativo, não duvide fazer uso do espaço de exploração. Inicialmente, como se trata de uma superfície acolchoada, mas ao mesmo tempo firme, o bebê utiliza o tapete para fazer o tempo de barriga (“tummy time”). Estar nessa posição é essencial para fortalecer os músculos do pescoço e das costas, preparando-os para rolar, sentar-se e engatinhar.

Como estimular o bebê no tapete de atividades

O que mais gostamos, na nossa web, é criar. Então, partindo de um recurso que parece ter um único propósito, adicionamos um pouco de criatividade para sugerir uma variedade de usos que podemos fazer para torna-lo mais bem aproveitado.

Tempo de barriga

O tempo de barriga, também conhecido como tummy time, deve ser o primeiro exercício do bebê no tapete. Como já mencionado, essa é uma atividade importante para ajudar no desenvolvimento da força muscular, muito necessária para as próximas etapas do desenvolvimento motor. Coloque o bebê de barriga para baixo de frente para alguns brinquedos que chame sua atenção.

Brincar com o bebê

Brinque com o bebê. É verdade que o bebê traz em si uma curiosidade de explorar o mundo. No entanto, na interação com o bebê, você pode mostrar-lhe como funcionam os objetos que o rodeiam e identificar cada um deles (nome, cores, formas e sons). Isso é essencial para estimular sua percepção sensorial e a comunicação.

Estímulo visual

Aproveite para descansar enquanto o bebê utiliza o tapete. Muitas vezes não vai necessitar a sua companhia, sendo capaz de se entreter sozinho. No entanto, tenha em conta posicionar o bebê de maneira que possa ver os objetos que compõem o tapete. Isso incentiva o foco visual e a coordenação olho-mão. Por exemplo, se há objetos que estão pendurados, coloque o bebê de frente. Esse momento de observação o ajudará em seu desenvolvimento.

Variedade

Menos é mais. É melhor ter poucos elementos visuais e ir rotando de tempo em tempo. Muitas coisas ao mesmo tempo acabam por provocar a superestimulação e a perda do foco. Na hora de comprar o tapete, busque o mais simples. Os objetos você pode ir adicionando pouco a pouco, observando os interesses do bebê.

Inspire-se!

Veja mais alguns tapetes sensoriais e inspire-se na hora de comprar um para seu filho!

>> Veja também:

O tapete de atividades é uma boa ferramenta para o desenvolvimento essencial que suporta o crescimento sensorial, motor e cognitivo do bebê. Ao oferecer um ambiente rico e estimulante, os ginásios para bebês incentivam a exploração e a aprendizagem desde os primeiros meses de vida. Com o uso adequado, os pais podem maximizar os benefícios deste recurso, promovendo um desenvolvimento saudável de seus filhos.

Deixe Uma Resposta