Atividades de CiênciasBrinquedos e JogosBrinquedos reciclados

Taumatrópio – o que é, como fazer, desenhos para imprimir

Você já ouviu falar do taumatrópio? Descobri recentemente, durante umas pesquisas na internet. Achei tão genial esse brinquedo que não poderia deixar de fora de nossa web. É fácil de fazer e bem interessante. Ainda não fizemos em casa, mas entra para a lista de coisas que gostaria de fazer com Laura.

O que é o taumatrópio?

O taumatrópio é um brinquedo óptico que aproveita o efeito da persistência da visão. Esse foi um brinquedo muito popular na época vitoriana. Seu inventor, Peter Mark Roger o apresentou, em 1824, no artigo à Royal Society de Londres intitulado The Persistence of Vision with Regard to Moving Objects (“A persistência da Visão no que Concerne à Objetos em Movimento” em tradução livre). Ele acreditava discutia uma certa sensação ilusória de se enxergar uma roda (de carruagem) rodar ao contrário, durante seu movimento normal de rotação. E, durante muitos anos, a teoria da Persistência Retiniana dirigiu o campo da neurofisiologia e neurologia no que diz respeito à percepção das imagens. Pesquisas mais apuradas, realizadas nas primeiras décadas do século XX, mostraram que, embora tivesse sua lógica, a teoria não dava conta de explicar os reais processos de formação da imagem no nosso cérebro.

Bom, mas isso é uma explicação mais científica, na qual não entraremos em mais detalhes. O importante é que o taumatrópio foi um brinquedo que estimulava nas crianças o interesse por aprender, já que combinava diversão e instrução. Logo, além de um brinquedo divertido é uma excelente atividade de ciências para as crianças.

taumatropio brinquedo infantil 01

O taumatrópio é um disco de papelão com uma imagem de cada lado preso a dois pedaços de barbante. Quando as cordas são torcidas, rapidamente, entre os dedos, as imagens dos dois lados parecem se combinar em uma só, graças aos princípios da persistência da visão.

Por exemplo, se for desenhado num lado do disco uma gaiola e no outro um passarinho, ao rodar o fio esticado as duas imagens fundem-se dando a impressão de que o pássaro está dentro da gaiola.

Veja um gif de como funciona o jogo. Vamos aprender a fazer um para entender como se chega a esse resultado?

   

Como fazer um taumatrópio?

O tutorial que descrevo aqui é da web Abacus. Há vários outros tutoriais na internet. escolhi este porque o brinquedo pode ser feito pela própria criança. Ela mesma desenha o que quiser. Apenas deve seguir as instruções a fim de conseguir o efeito óptico desejado.

Passo1. Taumatrópio

Recorte dois retângulos de cartolina de 10 x 7 cm e faça um corte em cada uma delas. A seguir, em uma das cartolinas, desenhe dois aquários iguais e, na outra cartolina, dois peixes iguais, mas, em uma cara, coloque borbulhas e, na outra cara, não.

taumatropio 1

Passo 2. Traumatópio

Encaixe as duas partes pelos cortes.

taumatropio 2

Passo 3. Taumatrópio

Com fita adesiva, cole um lápis em uma das partes e já pode começar a girar o lápis para um e outro lado. Você verá como o peixe está dentro do aquário e, de vez em quando, libera borbulhas.

taumatropio 3

Desenhos para imprimir

Compartilho com vocês algumas opções de desenhos para imprimir e montar seu taumatrópio. Tanto há imagens coloridas, como outras em preto e branco. Nesse último caso, a criança pode colorir ou optar por fazer o taumatrópio monocromático. No caso de colorir, é importante que as imagens iguais sejam coloridas com os mesmos tons. Disso dependerá criar a ilusão óptica.

Brinquedos e jogos

Brinquedos e jogos é uma seção muito legal do nosso blog. Trata-se de indicação de brinquedos educativos, a maioria deles em madeira, que visam a promover o desenvolvimento da criança. Todas nossas dicas estão em consonância com as filosofias em que nos inspiramos: MontessoriWaldorfPikler e Reggio Emilia. Acesse e descubra nossas dicas.

Posts relacionados

Jogo do Coronavírus - lavar bem as mãos

Atividade sobre os distintos tons de azul

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *