torre de aneis para empilhar 08

A torre de aneis para empilhar foi um dos primeiros brinquedos da Laura. Ainda não tinha completado 1 ano quando esse jogo chegou à nossa casa. Parecia um produto que teria apenas um uso, mas como é múltiplo de possibilidades. Neste post explico porque vale a pena ter esse brinquedo em casa.

Em geral, a torre de aneis para empilhar pode ser usada pela criança desde os 6 meses, quando já pega os objetos e os explora. Não, realmente um bebê dessa idade não conseguirá encaixar os aneis na haste, empilhando-os. E não se trata disso. Se trata de aproveitar os aneis para fazer, por exemplo, um cesto dos tesouros. Ao disponibilizar os aneis, a criança poderá explorar sua forma. E, caso os leve à boca, não há nenhum problema.

Já, a partir dos 12 meses, mais ou menos, o bebê se torna capaz de encaixar os aneis na haste com mais destreza. Com o tempo, cada vez mais, se torna mais ágil. É aí quando cumpre melhor o objetivo primário do jogo: empilhar os aneis, utilizando a haste como suporte para uni-los.

Mas não para por aí! A torre de aneis para empilhar, é um jogo muito interessante para trabalhar conceitos matemáticos, como “grande, pequeno, o maior, o menor”. A partir dos 2 anos e meio, a criança se torna capaz de diferenciar, com mais facilidade, os objetos, empilhando-os em uma ordem lógica (do maior ao menor, por exemplo).

Daí que seja interessante ter esse brinquedo em casa, dadas suas possibilidades de uso nas distintas fases da infância. Com certeza, é esse um material que ainda estará muito presente nos próximos anos da Laura, de diferentes maneiras.

torre de aneis para empilhar 04

Leia também:

Brinquedos e jogos

Brinquedos e jogos é uma seção muito legal do nosso blog. Trata-se de indicação de brinquedos educativos, a maioria deles em madeira, que visam a promover o desenvolvimento da criança. Todas nossas dicas estão em consonância com as filosofias em que nos inspiramos: MontessoriWaldorfPikler e Reggio Emilia. Acesse e descubra nossas dicas.

Posts relacionados

Como as crianças aprendem física brincando com este tipo de brinquedos

Diversão ao ar livre

Atividades sobre animais marinhos

Estradas para imprimir no estilo Way to Play

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *