Método MontessoriSER CRIANÇA

Torre de aprendizagem não é montessoriana

torre de aprendizagem montessoriano

A torre de aprendizagem é um invento recente que se encaixa com a filosofia de motivar a autonomia e independência da criança no lar. Favorece sua participação em atividades de vida prática. Mas fique claro, não é um material montessoriano. Embora as empresas vendam o produto como torre de aprendizagem montessoriana, não faz parte dos materiais idealizados por Maria Montessori.

Entretanto, a torre de aprendizagem se encaixa na filosofia do método montessori. De forma segura, a criança pode acessar lugares mais altos como a mesa da cozinha ou a pia do banheiro.

Então, o que é uma torre de aprendizagem?

A torre de aprendizagem nada mais é que uma pequena escada ou tamborete com grades. Pelo tamanho, é ideal para pessoas que tenham espaço na cozinha, já que ocupa muito espaço. Ainda assim, é algo muito útil, já que permite à criança integrar-se nas atividades de vida prática, especialmente, no espaço da cozinha.

Em casa não temos uma torre de aprendizagem tal e como os modelos mais conhecidos. Temos, sim, uma escada de apoio que usamos para vários fins. Dentre eles está a torre de aprendizagem. Sempre que estamos cozinhando e Laura quer nos ajudar, convidamos a que suba na escada e faça algo. Pode ser fazer transferência de sólidos (ingredientes) ou de líquidos, descascar algum alimento, separar grãos…

Notamos como ela se sente feliz por se sentir integrada naquele espaço da casa. Também é um momento em que aprende muito, posto que pratica atividades que lhe serão úteis no futuro.

Método Montessori

Uma das filosofias na área da educação que mais nos apaixona é o Método Montessori. Buscamos seguir seus fundamentos na criação e educação da nossa filha. Preparamos nossa casa para que Laura tivesse tudo a seu alcance e também lhe oferecemos propostas de material, brinquedos e atividades inspiradas em montessori. Tudo isso compartilhamos aqui na web. Acesse e confira:

Posts relacionados

10 cartões para usar com a torre rosa

Números de lixa Montessori

Pote da calma não ajuda a criança a se acalmar

Cuidar das plantas, uma tarefa diária

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *