Eis uma experiência para trabalhar os conceitos afunda ou boia na Educação Infantil. Com certeza, você já terá observado como seu menino ou sua menina, em uma banheira ou na piscina, tenta afundar objetos. Ela se da conta que alguns afundam e outros boiam. No entanto, formular os conceitos pode ser algo mais complicado.

Com esta atividade simples, podemos ajudar nossas crianças a diferenciar ambos conceitos e descobrir quais materiais afundam e quais flutuam.

Materiais necessários

  • Um recipiente com água
  • Objetos que tiver por casa.
  • Folha de classificação impressa (veja no final da publicação)

Afunda ou boia?

Depois de recompilar uns quantos objetos pela casa, coloque sobre a mesa ou em uma bandeja. A criança deve colocar o objeto no recipiente com água e averiguar se afunda ou boia.

É possível fazer a atividade experimentando cada um dos objetos, um a um. Ou todos ao mesmo tempo.

A pequena da casa preferiu observar todos juntos no recipiente. A cada novo objeto que colocava, eu lhe perguntava: “A chave afunda ou boia?”

Boia ou afunda

Essa brincadeira afunda ou boia é divertida e quase sempre termina em diversão. A Laura, ao terminar, ficou brincando com os objetos na água. Experimentou colocar objetos mais pesados sobre os mais leves para ver o que aconteceria.

Brincadeira boia ou afunda

Convido que veja também esta interessante experiência de Ciência para averiguar se a mexerica flutua ou afunda?

Experimento de ciências infantil: Flutua ou afunda?

Base para classificação flutua ou afunda para imprimir

Deixo aqui a base para imprimir. No final da atividade, peça à criança para retirar os objetos que flutuam, seca-los e coloca-los no espaço correspondente ao conceito. Deve fazer o mesmo com aqueles que afundam.

>> Base para classificação flutua ou afunda para imprimir

Então, gostaram da experiência? Também fizemos outra proposta mas com ovos surpresas que escondiam objetos que flutuavam e outros que afundavam.

Veja no link abaixo:

50 Atividades de Páscoa e brincadeiras para Educação Infantil

Author

Deixe Uma Resposta