Celebramos o Dia da Terra em 22 de abril. É também conhecido como o Dia Mundial do Planeta Terra em todo o mundo. Nesta publicação, vamos propor um trabalhinho infantil para o Dia da Terra, bem como dar algumas sugestões de mostrar às crianças a importância de cuidar do nosso planeta.

Antes mesmo de mostrar nossa proposta de atividade, vale recordar a origem dessa festividade. A data foi estabelecida em 1970 por meio de um protesto ambiental liderado pelo ativista ambiental e senador estadunidense Gaylord Nelson. Através de passeatas e discursos, o ativista liderou todo um movimento para alertar todo o mundo sobre as questões ambientais. Dentre os temas abordados estavam a poluição, a destruição do meio ambiente, o desmatamento e o efeito estufa.

Muitas atividades podemos fazer com as crianças no Dia Internacional da Terra, tais como cartazes, plantio de mudas, limpeza dos espaços públicos… No entanto, nenhum é mais valioso do que a conexão com a mãe natureza como uma prática cotidiana. Se bem que é certo que podemos aproveitar a celebração para fortalecer esse chamado a cuidar e preservar os recursos naturais do nosso planeta, mas é apenas através desse estar e viver na natureza que podemos fomentar um trabalho efetivo.

Trabalhinho infantil para o Dia da Terra

Sugerimos um trabalhinho infantil para representar o nosso planeta no Dia Mundial da Terra. Escolhemos fazer o desenho do planeta utilizando grãos, ou seja, legumes conseguidos do cultivo de nossa terra.

Para este trabalhinho infantil, você precisa de soja verde, arroz colorido de azul, papelão, cola de silicone, caneta e molde do planeta Terra. Vamos lá!?

Primeiramente, prepare o arroz colorido. Usamos corante azul. Essa será a representação da água que compõe o planeta: oceanos e mares. Para conseguir este efeito, em um saco de congelamento, coloque 100 gr de arroz, corante alimentício azul e um pouco de álcool 70º. Misture bem. Ao conseguir o tom que deseja, despeje o arroz sobre um prato forrado com papel toalha. Deixe secar.

Enquanto esperamos o arroz ficar pronto, imprima o molde do planeta Terra. Esta é a imagem que utilizamos:

molde do planeta terra

Com uma caneta, faça o contorno do mapa sobre um papelão. Ao tirar o molde, as marcas estarão no papelão. Use caneta preta de ponta grossa para reforçar os traços diretamente no papelão.

Trabalhinho infantil para Dia da Terra

A partir daqui, o trabalho é da criança. Deve passar cola sobre o papelão e colocar os grãos. Para os continentes usamos a soja verde. E, para os oceanos e mares, o arroz colorido.

Laura começou pelos continentes, deixando secar um pouco antes de colocar o arroz colorido. Ficou lindo!

atividade dia da terra

Através dessa atividade, Laura trabalha os contornos e formas dos continentes do Planeta Terra. Isso é importante para que entenda o seu lugar no mundo. Onde vivemos? Esse trabalhinho infantil sensorial responde a essa questão.

Atividades para o Dia Mundial da Terra

O que mais podemos fazer para festejar o Dia Mundial a Terra? Clique no link abaixo e descubra muitas coisas que podemos fazer no nosso dia a dia para transformar nosso planeta e fazer dele um lugar maravilhoso e habitável para todos os seres que nele vivem.

45 Atividades para o Dia Mundial da Terra

Gostaram de todas as nossas dicas? Então, não deixe de compartilhar com os amigos. E, se desejarem, deixe sua mensagem contando como vai celebrar o Dia da Terra em casa ou na escola.

Author

Deixe Uma Resposta