Atividades EducativasSER CRIANÇA

Transformando a viagem de ônibus em aprendizado

viagem de onibus

A maioria de nossos filhos tem o costume de andar de ônibus desde muito pequeninos. Por ser uma situação cotidiana, esquecemo-nos que pode ser um importante espaço de aprendizado para as crianças. No lugar de fazermos atividades em papel sobre esse transporte público, o que lhe parece oferecer uma experiência de aprendizado única?

Em uma (ou mais de uma) das tantas viagens que você faz com seu filho de ônibus, transforme o trajeto em um espaço lúdico. Como?

1. Cores

Podemos observar as cores do ônibus e as cores dos assentos. Essa é uma boa oportunidade para conversar com a criança sobre os assentos reservados. De quem é a preferência? O que devemos fazer se chega alguém que tem assento preferencial?

2. O que há fora?

Excelente oportunidade para reconhecer o trajeto do ônibus a partir da observação do seu entorno: a prefeitura, o médico, a polícia, a padaria, a farmácia e outros. Podemos abordar distintos temas, tais como: quem trabalha em cada lugar? O que fazem? A importância de seu trabalho para a comunidade.

3. Leitura

O ônibus também é um espaço para leitura. Podemos ler os cartazes e informações fixadas no transporte público: subir, descer, assento reservado, saída de emergência, tarifas…  Não basta juntar letras. É preciso compreender o sentido dessas palavras. Pergunte à criança que mensagem transmitem cada uma delas.

Também podemos ler o que vemos fora: cartazes, letreiros, entre outras. Lemos em voz alta. Entendemos o que transmite.

4. Contar

Podemos brincar de contar o número de passageiros que tem no ônibus. Podemos criar grupos para contar: passageiros com blusa, passageiros com bermuda, homens e mulheres, meninos e meninas. Também janelas, portas, degraus, número de paradas…

Ainda podemos observar o exterior e contar o número de coisas que vemos no caminho: caminhões, carros, casas, prédios, farmácias, padarias, árvores, plantas e animais…

5. Orientação

Como estamos no trânsito, podemos trabalhar com nossos filhos a direção. O ônibus virou à esquerda ou à direita, o ônibus passou pelo viaduto ou pela ponte…

6. Empatia

Sempre que subamos ou desçamos do ônibus, podemos mostrar-lhe a nossos filhos a importância de ter em conta os demais. Dessa forma, sempre que for passar pelo corredor, pedir licença. Ainda, dar lugar às pessoas mais velhas, grávidas e pessoas com alguma deficiência.

7. Segurança

É importante conversar com nossos filhos sobre os cuidados que deve ter ao usar o transporte público: não colocar nenhuma parte do corpo para fora da janela, segurar com firmeza o corrimão, descer apenas quando o ônibus para. Pode parecer bobagem, porque tudo isso o fazemos automaticamente, quase sem pensar, mas, para uma criança, é fundamental que lhe expliquemos o que e o porquê das ações. Essa também é uma forma de criar cidadãos responsáveis no futuro.

* Ilustração: E M Dawson

Atividades para Educativas crianças

Atividades para crianças é uma seção da nossa web que traz um monte de atividades interessantes para trabalhar com nossos filhos. Todas elas apresentam objetivos claros para o desenvolvimento emocional, motor e intelectual da criança. Visite:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *