Método MontessoriOrdem em casaPedagogia PiklerPedagogia WaldorfReggio EmiliaSER PAIS

Um ambiente que convida a brincar

Ambiente que convida a brincar

Um ambiente que convida a brincar abre sua alma à criança sem pedir permissão para entrar. Abraça o assombro de ser construído por um adulto com olhos de criança.

Um ambiente que convida a brincar, em seus espaços, transforma em tesouro a tenacidade do movimento, a dúvida, a reflexão, a experimentação e o erro, o temor e o assombro.

Um ambiente que convida a brincar é protagonista da beleza. É a musa do simbolismo da linguagem da criança, representando em sua estética a importância que lhe dá o adulto à infância e à sua IMENSA pequenez.

Um ambiente que convida a brincar é recordado, na memória emotiva, durante toda a vida, na linguagem sensorial de quem o transita e APROVEITA, porque é o tempo vivido o único que nos ensina, o tempo lento, que acusa a criança para aprender.

Um ambiente que convida a brincar não faz outra coisa mais do que observar e deixar que meninos e meninas construam suas próprias histórias, proezas e vínculos, através de um constante ir e vir de materiais e móveis que se transformam e que giram ao redor de suas necessidades, e não ao revés.

Um ambiente que convida a brincar resolve dúvidas mas também gera conflitos, internos e profundos, que condicionam, de maneira positiva, o desenvolvimento e o aprendizado.

Um ambiente que convida a brincar nunca deve excluir a liberdade, porque então…

Deixaria de ser jogo.

* Texto de Silvia Soria Ferrer (Visto em @Lúdica – Espacio Infantil)

Posts relacionados

Como fazer uma bandeja de areia Montessori

Como fazer números de lixa Montessori DIY

Um jogo de tecer bem natural

Educação Montessori para todos é possível

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *