Atividades EducativasPedagogia WaldorfSER CRIANÇA

Usando a tábua de contar números com flores

tabua de contar numeros com flores 01

Aqui em casa, um material que tem se tornado um clássico para aprender a contar números é a tábua de contar da marca Grimm’s. Já havia comentado com vocês o quão útil é esse recurso para o aprender o conceito de quantidade e como, ao longo do tempo, Laura poderá tirar proveito para aprender matemática.

Uma variante que propusemos à pequena da casa foi contar flores utilizando a tábua de contar. Foi um momento bem interessante. Primeiro cortamos as pequenas flores, colocamos em um pote e Laura começou a contar.

De 1 a 10, ela foi preenchendo os espaços vazios e aplaudiu quando terminou. Ao perguntar se já havia acabado, ela me respondeu sorrindo que não. Tinha que devolver todas as flores ao pote.

tabua de contar numeros com flores 02

Ao variar os objetos (bolinhas, flores, grãos…), a criança se dá conta de que podemos contar os distintos elementos, pessoas, animais, plantas que existem. Ao associar o número 1 a uma quantidade, ela tende a aprender mais fácil a contar (somar, diminuir, multiplicar, dividir).

De momento não temos nenhuma preocupação de que aprenda a escrever os números ou a ditar de memória os números de 1 a 20. Apenas, observando seu interesse pelos números, buscamos reforçar a ideia de que para um número corresponde uma quantidade determinada.

tabua de contar numeros com flores 03

Atividades para Educativas crianças

Atividades para crianças é uma seção da nossa web que traz um monte de atividades interessantes para trabalhar com nossos filhos. Todas elas apresentam objetivos claros para o desenvolvimento emocional, motor e intelectual da criança. Visite:

Posts relacionados

Aprender figuras geométricas de um modo fácil

Números de lixa Montessori

O que é a escala cuisenaire?

Como aprender número de telefone?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *