Como pais, vivemos a constante busca por desenvolver a boa autoestima de nossos filhos. Queremos que sejam seguros e decididos, que sintam que são capazes de conseguir realizar as tarefas por si mesmos. No entanto, esquecemo-nos, muitas vezes, de que as palavras podem jogar em contra nesse processo.

Em momentos de raiva, tendemos a exaltar-nos e acabamos por ser muito duros com as crianças. Quase sempre, incapazes de controlar nossas próprias emoções, ferimos o outro com palavras.

“Você é um desastre”, “Você não serve pra nada”, “Quando você vai aprender isso”. Palavras duras assim transmitem à criança a mensagem de que é incapaz e que não vale para nada. Deixamo-lhe claro que não confiamos em suas capacidades. No lugar de construir, usamos as palavras para destruir.

No lugar, poderíamos dizer, “Sei que você tentou, mas não conseguiu. Quer tentar de novo?”. As palavras tem um peso muito importante na formação da personalidade e do caráter humano. Uma palavra de conforto ou de motivação pode levantar o ânimo da criança, conectar com sua essência e demonstrar-lhe que confiamos nele.

Ter cuidado no uso das palavras é uma das bases para o desenvolvimento da autoestima dos nossos filhos.

Educação Emocional

Na seção Educação Emocional aprendemos como ajudar nossos filhos a reconhecer e identificar as emoções corretamente. A partir do desenvolvimento da inteligência emocional, a criança está preparada para vivenciar situações várias de uma maneira equilibrada. Descubra mais:

Deixe Uma Resposta