chegou primavera 01

A primavera chegou! É hora de brincar lá fora! Isso mesmo. Além do inverno, com a pandemia, vimo-nos obrigados a estar em casa, com pouco ou nenhum contato com o mundo exterior. Depois de tanto tempo em casa, o que mais se reforçou para nós é nosso intenso desejo de estar conectados com a natureza. Se durante a semana vivemos a rotina de sempre, no fim de semana, estamos desejosos de ver o que há lá fora. É assim como, independente do tempo, buscamos estar em algum ambiente natural: monte, campo, praia, bosque…

Outro dia, aproveitamos o bom tempo e fomos à praia. Laura se sentou na areia, dedicando bastante tempo apenas a observar. Ficava assombrada com o tamanho das ondas. Apenas estava, respirava e se conectava com tudo o que via. 

Surpreendemo-nos quando vemos como se agacha a observar as raízes que ficaram visíveis das plantas e, ainda, se detém a ver como as formigas trabalham.

observar a naturea na primavera

A primavera chegou e lá fora há vida. Há luz. Há energia que flui. Há um mundo a explorar e a conhecer. Tornamo-nos participantes ativos de todas as mudanças que a natureza vivencia nesse período. 

Brincar lá fora sem brinquedos

Então, vamos brincar lá fora? Esse é o nosso convite. Viva a primavera sem brinquedos, apenas na natureza e brincando com o que ela lhe oferece. A própria natureza é um parque aberto e cheio de atrativos. Não faz falta nenhum brinquedo nem entretê-la com qualquer outra coisa. Pense que, ao levar um brinquedo, você impede que a criança se conecte com o entorno natural, desviando sua atenção para algo com o qual já pode brincar em casa. 

brincar la fora

Permita à criança explorar o ambiente natural livremente. Observar tudo a seu ritmo, sem pressa, sem interrupções. 

brincar livre na primavera

O brincar é a principal forma de aprendizagem na natureza, que se torna o espaço de experimentação. No ambiente, a criança se desafia, salta obstáculos, brinca em uma espécie de parkour natural. Pode derrapar na terra, escalar montes e subir em árvores ou abraça-las. Saltar poças d’água. Afinal, não há tempo ruim, há equipamento adequado. 

parkour natural na primavera

E tudo o que a natureza oferece pode ser tudo e algo mais que sua criatividade e sua imaginação permitirem. Como vocês viram, no lugar de colocar fotos de flores, já que a primavera é a estação das flores, optei por subir imagens de coisas que se pode fazer para além de observar flores. A natureza é incrivelmente bela e atrativa. Há muito mais do que os padrões que aprendemos em fichas escolares. Basta sair e brincar lá fora. 

Atividades de Educação Infantil para crianças

Atividades para Educação Infantil é uma seção da nossa web que traz um monte de atividades interessantes para trabalhar com nossos filhos. Todas elas apresentam objetivos claros para o desenvolvimento emocional, motor e intelectual da criança. Visite:

Posts relacionados

Atividade de números com elementos naturais

Brincar com terra e materiais nobres - benefícios para a criança

Conectando emoções e natureza

Como observar a natureza?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *