AtividadesAtividades de CiênciasAtividades de GeografiaAtividades de HistóriaSER CRIANÇA

Visitar aquário para conhecer animais marinhos: sim ou não?

visita ao aquario animais marinhos 01

Visitar aquário para conhecer animais marinhos: sim ou não? Essa é uma grande inquietação que levo há anos sobre as visitas aos aquários e aos zoológicos. Toda vez que visito um saio deprimida. Se, por um lado, é uma fonte de conhecimento e observação sobre os hábitos dos animais, por outro, me da muita pena que estejam presos para que nos sirvam de entretenimento.

Visitar aquário como fonte de conhecimento

Depois de ter feito com ela várias atividades sobre os animais marinhos, decidimos leva-la ao aquário. A pequena demonstrava muito interesse pelos animais marinhos. E, depois, de trabalhar o vocabulário e desenvolver várias habilidades a partir dessa temática, consideramos que o aquário devia ser o lugar a visitar para que todo aquele primeiro aprendizado se tornasse algo concreto e real.

A criança pode ver baleias, golfinhos, tubarões, focas, pinguins e muitos outros através de fotos. No entanto, não pode ter ideia de seu tamanho, por exemplo, se não está em contato com um animal real. Essa vivência é fundamental. Os aquários existentes no nosso país e em outras partes do mundo, tomam o cuidado de representar o habitat de cada um dos seres que ali vivem. Através do vidro, a criança observa suas características principais. Se as cores e formas lhe atraem, é capaz de passar muitos minutos hipnotizada, acompanhando os movimentos desses animais.

A partir dessa experiência, a criança aprende mais e enriquece o que aprendeu nos livros e através de atividades, por exemplo. O saber deixa de ser abstrato e passa a ser algo real. Se estiver brincando com miniaturas de animais marinhos que sejam todos do mesmo tamanho, esse detalhe não a despista. Depois de fazer uma visita ao aquário, ela é capaz de brincar diferenciando cada um deles por seu tamanho e peso reais. O conhecimento já está pronto.

visita ao aquario animais marinhos 17

Visitar ao aquário para conscientizar

O aquário me deprime, já havia mencionado. Para quem tem o desprazer de estar diante de alguns dos aquários no momento de serem alimentados, se deparam com cenas que dão muita pena e fazem você ver como estamos aprendendo às custas da manutenção de uma fauna presa que, por viver tanto tempo em cativeiro, já não poderia nem mesmo retornar a sue habitat.

No momento da alimentação, é possível ver como alguns animais já se desesperam à espera do alimento. Dão voltas circulares e mais rápidas em torno do lugar por onde é alimentado. E isso é triste!

Ainda que possamos observar suas características, não podemos conhecer seus hábitos porque são animais que perderam seu instinto de caça para a sobrevivência. Simplesmente vivem à espera de que um humano lhes traga alimento fresco.

visita ao aquario animais marinhos 08

Então, quando você decide visitar aquário com as crianças, é muito importante aproveitar o momento para conscientizar. É ali, vivendo a experiência real, quando podemos conversar sobre o cuidado do meio ambiente, sobre os animais em extinção e a reprodução em cativeiro, sobre liberdade e sobre tantas outras temáticas que possam surgir a partir da observação.

Vale a pena ou não levar a criança para visitar um aquário?

Minha resposta é um sim, desde que essa visita possa trazer frutos que ajudem a fazer de nossas crianças adultos capazes de lutar por um mundo melhor. Adultos que se engajem no cuidado com nosso mundo para que seja habitável para todos os seres que nele vivem.

Deixo para vocês algumas das imagens dessa tarde maravilhosa que passamos explorando os animais do fundo do mar.

visita ao aquario animais marinhos 14

visita ao aquario animais marinhos 13

visita ao aquario animais marinhos 06

visita ao aquario animais marinhos 24

visita ao aquario animais marinhos 23

visita ao aquario animais marinhos 21

visita ao aquario animais marinhos 19

Atividades de Educação Infantil para crianças

Atividades para Educação Infantil é uma seção da nossa web que traz um monte de atividades interessantes para trabalhar com nossos filhos. Todas elas apresentam objetivos claros para o desenvolvimento emocional, motor e intelectual da criança. Visite:

Posts relacionados

Animais de montar e brincar

Mapa mundi animais

Atividade sobre alimentação dos animais

Animais feitos com pregadores de roupa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *