4 tópicos fundamentais para aplicar Montessori em casa

0

Para aplicar Montessori em casa, é fundamental ter em conta a forma de entender as crianças. Para isso, tenha em conta 4 conselhos para por em prática essa filosofia em seu lar.

Conselhos para aplicar Montessori em casa

  1. Fale com seu filho como gostaria que falassem com você. Explique-lhe com carinho as consequências naturais de suas condutas, ou deixe que ocorram por si mesmas. Não o ameace ou premeie para tentar modificar seu comportamento. Trate-o com respeito, falando-lhe desde sua altura e sendo compreensiva com ele.
  2. Não ajude quando não é preciso. Deixe que a criança se esforce e consiga as coisas por ela mesma.
  3. Ambiente preparado na casa que facilite sua autonomia. Percorra sua casa adotando a altura de seu filho. Pense soluções que sejam úteis para que ele mesmo possa comer, se vestir, brincar de forma autônoma, sem necessidade de pedir ajuda.
  4. Dê exemplo com suas condutas. Mostre-se respeitosa e paciente com as outras pessoas e com seu entorno. Atitude positiva diante dos problemas.

aplicar montessori em casa 02

Se você colocar em prática esses 4 conselhos em seu dia a dia, já está implementando a filosofia Montessori em casa. Para isso, lembre-se, primeiro deve começar por sua transformação interna. Cultive a paciência, o ritmo de vida tranquilo, a serenidade e aprenda a controlar a raiva e a ira.

No post Aplicando Montessori em casa: conselhos para educar os filhos, você encontra uma lista de ideias práticas para educar a criança com respeito e amor. Para o Método Montessori, é importante respeitar o ritmo de cada criança, deixar que aprenda com os próprios erros, reforçar sua autoestima, não comparar uma a outras.

você pode gostar também

Comentários

Loading...