Educação EmocionalEducação InfantilSER PAIS

Amar educa, uma mensagem de Humberto Marurana

amar educa

Humberto Maturana, biólogo chileno, especialista em epistemologia, e Prêmio Nacional de Ciências é reconhecido em distintas partes do mundo por suas pesquisas, as quais abriram novos paradigmas nas ciências naturais e no entendimento do desenvolvimento humano. Mas, além disso, por suas reflexões sobre a educação, a infância, o futuro da humanidade e as emoções. Maturana fala de resgatar as emoções dentro de uma “deriva cultural” onde estas se esconderam e, além disso, de fazer referência ao verbo “amar” como uma emoção que sustem e funda o humano.

Em um encontro com educadores na Região de BioBío, no Chile, Maturana não apenas falou da importância dos contextos onde crescem as crianças e do papel dos adultos como peças importantes no processo de crescimento e transformação das crianças, mas também fez ênfase nesse verbo “amar” desde um ponto de vista educativo:

Quando dizemos que amar educa, o que dizemos é que o amar como espaço de acolhida ao outro, que o deixamos aparecer, no qual escutamos o que diz sem nega-lo desde um preconceito, suposto ou teoria, vai se transformar na educação que nós queremos. Como uma pessoa que reflete, pergunta, que é autônoma, que decide por si mesma.

Amar educa. Se criamos um espaço que acolhe, que escuta, no qual dizemos a verdade, respondemos as perguntas e nos damos tempo para estar ali com o menino ou a menina, essa criança se transformará em uma pessoa reflexiva, séria, responsável que vai escolher desde si mesma. O poder escolher o que se faz, o poder escolher se se quer o que escolheu ou não. Quero fazer o que digo que quero fazer? Gosto de estar onde estou? Essas são algumas das perguntas que surgem.

Para que o amar eduque há que amar e ter ternura. O amar é deixar aparecer. Dê-lhe espaço ao outro para que nossos filhos, amigos e familiares mais velhos tenham presença.

Veja o vídeo da fala de Humberto Maturana aqui. A mensagem aparece a partir do minuto 36. Visto em Elige Educar.

Educação Emocional

Na seção Educação Emocional aprendemos como ajudar nossos filhos a reconhecer e identificar as emoções corretamente. A partir do desenvolvimento da inteligência emocional, a criança está preparada para vivenciar situações várias de uma maneira equilibrada. Descubra mais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *