Atividades de pré-escrita na mesa de luz Reggio Emilia

0 261

Cada vez que utilizamos a mesa de luz em casa, nos damos conta de como é um recurso poderoso na hora da aprendizagem. Isso porque, ao estar na penumbra, a luz capta toda a atenção e concentração da criança. Nesta publicação, deixo para vocês sugestões de atividades de pré-escrita na mesa de luz Reggio Emilia.

Laura tem dois anos e está muito longe de começar a escrever. Falta muito para que pegue um lápis e trace as primeiras letras em um papel. No entanto, sabemos que antes de que isso ocorra, é preciso que a criança esteja preparada.

Para isso, durante os anos prévios, uma série de atividades que realiza contribuem para fortalecer os músculos dos dedos e favorecer o agarre correto do lápis. Todas as possibilidades de trabalho que propiciem o desenvolvimento da coordenação motora fina são úteis. Desde usar pinças para pegar objetos, colorir com giz-de-cera até colar adesivos… e muito mais preparam a criança para a escrita.

Então, contava que Laura ainda está longe de escrever. Ela está em um período sensível em que percebe os traçados no papel. Ela percebe os limites de um círculo, um triângulo, um quadrado ou um retângulo… Percebe o traçado de uma linha. No entanto, quando vai colorir, algumas vezes se dedica a não pintar para fora dos limites, e outras ela os ignora.

Abro um parêntese. Em casa, quando o tema é pintura, não incentivamos a que pinte dentro dos limites. Deixamos que use sua criatividade e pinte como quer. Não forçamos nada. Acreditamos que é com o tempo que ela dominará certas técnicas ou não. Tudo dependerá de como ela vê o mundo. Enfim, quero que minha filha tenha uma mente o mais aberta possível. Obriga-la a colorir “certinho” não está nos nossos planos.

Vamos adiante!

Atividades de pré-escrita na mesa de luz

Para esta atividade imprimi duas páginas: uma com uma linha grossa e outra com o traçado em zigue-zague. Com uso dos discos de cores, deixei que ela fosse organizando como quisesse. Para minha surpresa, nas duas páginas, ela agrupou os discos sobre os traçados. Apenas ao terminar é que ela começou a espalha-los pela caixa de luz.

atividade de pre escrita mesa de luz reggio emilia 01 atividade de pre escrita mesa de luz reggio emilia 02

Basicamente, se é necessário explicar a atividade, trata-se de a criança seguir a sequência dos traçados. De preferência da esquerda para a direita. Minha filha percebe o traçado. Corretamente colocou os discos de cores sobre a linha e sobre o zigue-zague. No entanto, ainda não está preparada para entender o ir da esquerda para a direita.

atividade de pre escrita mesa de luz reggio emilia 05 atividade de pre escrita mesa de luz reggio emilia 04

Se observam nas imagens, o que nos chamou a atenção é que os dois primeiros discos sempre foram colocados no início e no final da figura. E, no caso do zigue-zague, os seguintes foram colocados nas interseções.

atividade de pre escrita mesa de luz reggio emilia 06

Ah, uma dica: se não tiver a mesa de luz, você pode propor colar adesivos sobre os traçados, colocar pompons com uso de uma pinça, pintar bolinhas com cotonete, usar massinha, ou, ainda, colar bolinhas de papel crepom.

Atividades para crianças

Atividades para crianças é uma seção da nossa web que traz um monte de atividades interessantes para trabalhar com nossos filhos. Todas elas apresentam objetivos claros para o desenvolvimento emocional, motor e intelectual da criança. Visite:

Reggio Emilia

Dedicamos uma seção para abordar aspectos da pedagogia Reggio Emilia, bem como trazer propostas de atividades que favoreçam o desenvolvimento de nossas crianças.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.