Criação com ApegoDisciplina PositivaSER PAIS

Como educar com amor, respeito e firmeza

educar com amor, respeito e firmeza

A Disciplina Positiva é um programa desenhado para ensinar a nós pais como educar com amor, respeito e firmeza nossos filhos, a fim de que possam se tornar pessoas responsáveis e respeitosas. Baseia-se na comunicação, no amor, na conexão, na cooperação e na empatia para desfrutar das relações familiares.

Além disso, oferece ferramentas a nós pais para entender o comportamento de nossos filhos – mesmo quando este seja negativo – e reconduzi-lo com respeito, centrando-se nas soluções e não no resultado, implicando a criança na resolução do conflito, ajudando-o a desenvolver habilidades para a vida.

Educar, realmente, não é nada fácil. Muitas vezes nos sentimos esgotados e, não raras vezes, sentimos frustração por não conseguir que tudo saia como gostaríamos. A nossa rotina, cada vez mais cheia de afazeres, faz com que queiramos filhos que cumpram nossas ordens sem reclamar. No entanto, as crianças não são robôs e não tem as mesmas prioridades nossas.

É preciso que entendamos como se sente nosso filho, o que se esconde por trás de um mau comportamento, para que possamos ajudá-lo. Se nos damos conta disso, conseguimos educar com amor, firmeza e amabilidade ao mesmo tempo. Ao fazê-lo, obviamente, ajudamos a nós mesmos, já que podemos desenvolver uma melhor relação com nosso filho.

O problema é que muitas vezes confundimos ser amáveis com permissividade, e ser firme com ser autoritário. Ser amável não significa mimar os filhos, superprotegê-los de qualquer situação de perigo, decepção ou frustração. Ser amável significa ser respeitoso com a criança e com nós mesmos.

Ser firme, portanto, não equivale impor ordens e atribuir castigos ou dar palmadas caso faça algo equivocado. Ser firme significa guiar a criança para encontrar soluções para o problema em que se encontra.

Então, como podemos educar com amor, respeito e firmeza ao mesmo tempo? Algumas ferramentas propostas pela Disciplina Positiva podem nos ajudar:

  • Fazer perguntas que despertem a curiosidade.
  • Estimular acordos que se estabelecem em reuniões familiares.
  • Ser coerentes com o que dizemos.
  • Ganhar as crianças em lugar de comprá-los com brinquedos ou prêmios.
  • Centrar-se nas soluções, eliminando os castigos e as ameaças como métodos de controle extremo.
  • Conectar antes de corrigir.
  • Aprender as metas equivocadas que estão por detrás do comportamento da criança.
  • Entender cada erro como uma oportunidade de aprendizagem.

Em resumo, ser firmes, amáveis e carinhosos ao mesmo tempo.

Visto em Heraldo.

Criação com Apego

Na seção Criação com Apego você encontra textos interessantes sobre como podemos criar nossos filhos com amor, respeito e firmeza. Prepararmos para ser pais é algo importante. Saber como podemos estabelecer o vínculo com nossos filhos, educando-os sem gritos, ameaças e castigos também. Acesse:

Posts relacionados

Canção de yoga Om Shanti

Benefícios da dança para as emoções e condutas da criança

Mostre a seu filho estas 8 coisas boas para imitar

Conto O Monstro das cores na mesa de luz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *