Desenhos na mesa de luz Reggio Emilia

0 170

Em um post anterior, explicava a vocês sobre o enfoque pedagógico Reggio Emilia. Essa é uma pedagogia alternativa que desenvolve uma educação que respeita a criança. Ela é a protagonista do processo de aprender. O professor é um guia. O entorno é o terceiro professor, se assim podemos dizer. A família é uma grande aliada do educar e sua proposta de ensino se baseia em uma documentação pedagógica. Em Reggio Emilia, a luz é um material, uma linguagem e uma forma com a qual as crianças criam novas linguagens e possibilidades de aprendizado. Nesta publicação, veremos os benefícios de fazer desenhos na mesa de luz.

Como explicava, a mesa de luz ou a caixa de luz (depende do tamanho e de suas dimensões) é uma superfície que se ilumina com luz. Essa é uma poderosa ferramenta educativa e lúdica, que consideremos essencial para as crianças.

Como já abordava em outro post, ao usar a mesa de luz, a criança estimula o sentido da vista, percebendo os detalhes dos objetos. Isso é algo único para ela. Nesse sentido, a concentração é desenvolvida, já que a mesa de luz transforma qualquer coisa em algo especial. Seu foco está direcionado para o que se está trabalhando, evitando dispersões. E ainda podemos acrescentar o trabalho em calma, já que ao trabalhar na penumbra, a criança está em um ambiente relaxado e tranquilo. Pode ser muito útil como jogo antes da hora de dormir.

Desenhos na mesa de luz

Em casa temos uma caixa de luz tamanho A4. Queremos mais adiante ter uma mesa de luz, mas, por enquanto, a caixa tem nos servido bem para realizar algumas quantas atividades com Laura. Uma das atividades interessantes é fazer desenhos na mesa de luz.

Nossa filha está em uma fase de querer pintar. Quase todos os dias acorda de manhã e pintar é o primeiro que quer fazer. Algumas vezes lhe proponho pintar na mesa de luz. Por exemplo, é nítida sua obsessão pela cor azul. Pode parecer estranho, mas não é.

Desenhos na mesa de luz Reggio Emilia 06

As cores iluminadas chamam a atenção da criança e, nessa idade, os tons escuros são mais nítidos e transmitem mais sensações. Daí que você já terá lido que, nas pedagogias alternativas, a preferência é pelo uso de gizes de cera para pintar e colorir, no lugar dos lápis-de-cor. Isso porque os gizes plasmam no papel as cores mais vibrantes, permitindo à criança captar melhor as diferentes tonalidades.

Desenhos na mesa de luz Reggio Emilia 07

As imagens que vocês veem neste post são de desenhos na mesa de luz feitos com canetinha. Eram umas canetinhas especiais que deixam bastante fortes as cores no papel. Laura desenhou sua escola, os amigos e as professoras. Também o pátio e a sala de aula. Está tudo aí. Ao menos isso é o que ela garante.

Desenhos na mesa de luz Reggio Emilia 01

Desenhos na mesa de luz Reggio Emilia 03

Atividades para crianças

Atividades para crianças é uma seção da nossa web que traz um monte de atividades interessantes para trabalhar com nossos filhos. Todas elas apresentam objetivos claros para o desenvolvimento emocional, motor e intelectual da criança. Visite:

Reggio Emilia

Dedicamos uma seção para abordar aspectos da pedagogia Reggio Emilia, bem como trazer propostas de atividades que favoreçam o desenvolvimento de nossas crianças.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.