Desenvolvimento infantilSER PAIS

Estou grávida. Como me preparar para o sono do bebê?

sono do bebe

Sono do bebê é sempre um assunto polêmico. Qual grávida que nunca ouviu: Aproveita para dormir agora porque depois não vai mais conseguir! Como se sono fosse algo estocável e esse conselho fosse ajuda-la a descansar.

Recebi uma mensagem de uma gestante me perguntando como se preparar para lidar com o sono do bebê que está por vir e resolvi responder por aqui.

Em primeiro lugar lembre-se sempre: bebês já nascem sabendo dormir! Os ciclos de sono e vigília são observados desde a barriga. Mas o recém nascido tem um sono imaturo. Ele atinge as fases do sono em ordem diferente e seu relógio biológico ainda não funciona muito bem. Seu estômago é muito pequeno e ele precisa se alimentar muitas vezes ao dia. Isso faz com que durma e acorde a qualquer hora do dia. É cansativo, mas é normal. E não se preocupe, você irá sobreviver.

Tente formar uma rede de apoio para te ajudar nesse período. Converse com o seu parceiro, monte um esquema com ele. Aqui em casa, por exemplo, eu preferia levantar sozinha de madrugada. Assim, meu marido conseguia descansar. No comecinho da manhã ele levantava e ficava com a nossa bebê no colo. Ai era minha hora de ter pelo menos algumas horinhas de sono.

Claro que isso não é uma regra e cada família deve descobrir o que é melhor para si. Mas precisa haver um combinado para ninguém se prejudicar! E ajuste o esquema quando o bebê nascer, quantas vezes forem necessárias. A realidade é muito diferente da expectativa que criamos.

Esqueça essa história de “criar maus hábitos”. Ele irá adormecer no seu peito, no seu colo, com você ninando. Isso é natural, é saudável, é amor. Treinamentos de sono não funcionam nesse fase e não devem ser motivo de preocupação.

Aos pouquinhos você pode ajuda-lo a diferenciar o dia da noite. De modo natural, sem pressa. A luz e a escuridão ajudam a regular nosso relógio interno. De dia abra as cortinas, deixe o sol entrar, converse, cante, brinque! A noite diminua o ritmo, fale mais baixinho e diminua a intensidade da luz.

Mas nunca, nunquinha tente regular as mamadas para ajuda-lo a dormir. E não caia na tentação de oferecer complemento para ajudar nesse processo!

Curta sua gestação e uma boa hora!

* Texto de Luciane Baratelli, neuropediatra (@neurosemneura)

Desenvolvimento Infantil

Ler sobre o desenvolvimento infantil permitirá você compreender melhor seu filho e, dessa forma, ajuda-lo desde o respeito e o amor, sem gritos nem castigos. Visite nossa seção:

Posts relacionados

Dormir com o bebê na mesma cama facilita a amamentação noturna

O que é terror noturno em crianças?

Vai ter um bebê? Veja nossas dicas

Sono seguro é sono perto dos pais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *