Jogo da vela: mindfulness para crianças

0 232

Finalmente começamos a praticar o mindfulness em casa com Laura. Optamos por começar com o jogo da vela adaptado a uma criança de 2 anos. Trata-se de ter atenção plena à vela. Uma tarefa, aparentemente, simples, mas que requer concentração. Conseguir isso de uma criança tão pequena pode parecer algo muito difícil, mas não o é. Isso porque o mindfulness para crianças é aplicado a partir de exercícios lúdicos e simples que cumprem seu objetivo: melhorar a atenção, a regulação emocional, além de fomentar a bondade e a compaixão.

Depois de tê-lo comentado em nossa conta de Instagram (@criandocomapego), várias pessoas nos escreveram pedindo que explicássemos em que consiste a técnica do jogo da vela para aplicarem com seus filhos em casa.

Como você deve saber, o mindfulness é uma prática na qual tomamos consciência dos distintos matizes de nossa experiência no momento presente. Nesse sentido, podemos ser conscientes de como nos movemos, como nos sentimos (tanto física como emocionalmente) e como respondemos ou reagimos diante de cada momento de nossa vida. Mais do que uma técnicas de meditação, o mindfulness é uma filosofia de vida, baseada no que se entende por viver aqui e agora. A prática constante permite à pessoa aprender a ter o foco de atenção no que realmente importa, liberando-se de situações que a bloqueiam e as distraem.

Para as crianças, o mindfulness pode ser uma ferramenta importante para o autocontrole das emoções, contribuindo para o desenvolvimento da inteligência emocional. Ajuda também a concentrar-se, enfocando a atenção na atividade que está desenvolvendo no momento.

Jogo da vela, exercício de mindfulness para crianças

O jogo da vela se constitui em um excelente exercício de mindfulness para crianças. Trata-se de ter a atenção plena à chama da vela. Pode ser realizado individualmente ou em grupo.

Antes mesmo de começar a sessão, é preciso preparar o ambiente. A vela deve estar no centro e um pouco abaixo da altura dos olhos da criança. A atenção está voltada à chama. Se a vela é pequena e está longe da criança, dificilmente conseguirá manter o foco na chama.

Convide a criança a adotar uma postura de meditação (desejável) ou a que se sinta cômoda. Primeiro, peça que se concentre na respiração por alguns segundos. Para isso, faça com a criança um par de respirações profundas, inspirando e expirando lentamente. Convide-a a levar o olhar à chama da vela.

Caso veja necessário, coloque uma música relaxante de fundo, para que ajude na concentração. Permita-lhe prestar a atenção plenamente na chama enquanto respira.

Tempo de duração do jogo da vela

De quanto tempo deve ser a sessão? O objetivo é que o mindfulness seja uma técnica que a criança possa empregar por toda sua vida. Logo, as primeiras sessões devem ser curtinhas. Podem ter 30 segundos, 1 minuto… Gradualmente aumentamos o tempo, tendo em conta o ritmo da própria criança. Em outras palavras, um adulto pode fazer uma larga sessão de mindfulness de 1 hora. Pode depois, empregar seus exercícios a qualquer momento do dia. No entanto, uma criança, cuja necessidade é de movimento constante, não está preparada para uma sessão de 20 minutos. É preciso ir pouco a pouco.

Se você começa com 30 segundos e vê que a criança é capaz de se estender um pouco mais, amplie os segundos. Se 30 segundos são suficientes para ela, tenha paciência. O importante é ser constante na prática. Os resultados se verão no dia a dia.

A partir do mindfulness desenvolvemos em casa a técnica da respiração para conter as birras da Laura desde o respeito e sem traumas. E tem funcionado super bem. Em um post conto você também pode aplica-la:

Variação do jogo da vela

A criança pega com as mãos o recipiente que contem a vela. Segura-o por alguns segundos. Para evitar que se apague, ela deve coordenar a respiração. É necessário que a criança seja muito consciente do ato de respirar, já que a vela poderia se apagar. Se estiver realizando o exercício em grupo, podemos passar a vela por todos os companheiros. Cada um a detem por alguns segundos.

Jogo da vela adaptado a uma criança de 2 anos

Como se trata de una criança de 2 anos, adaptamos o jogo da vela para que pudesse praticar o exercício No início ela achou que íamos cantar parabéns. Expliquei-lhe que observaríamos como a chama da vela dança. Para isso teríamos que estar um pouquinho em silêncio e prestar muita atenção. Por vários segundos ela ficou hipnotizada.

É normal que a criança se disperse uma e outra vez. Isso se deve ao fato de que a mente segue a corrente do pensamento. Daí que é importante que o lugar esteja livre de qualquer coisa que possa chamar sua atenção. Assim será mais fácil que ela consiga conduzir a atenção à chama da vela.

Quando notava que se dispersava, convidava-a a ver como a chama da vela dançava. E, assim, observando o baile hipnotizante da chama da vela estivemos por vários segundos. Encerramos a sessão com um mantra: “eu sou forte e valente”. Contei até três e deixei que apagasse a vela.

Exercícios de mindfulness para crianças

No nosso blog, você encontra uma série de 18 exercícios de mindfulness para crianças. Essa seleção ajuda a que você possa variar os exercícios em casa. Tenha em consideração que nossos filhos gostam da repetição, mas em algum momento se cansam e perdem o interesse. Variar os exercícios é uma boa alternativa para levar a constância na prática da meditação.

Inteligência Emocional

Na seção Inteligência Emocional aprendemos como ajudar nossos filhos a reconhecer e identificar as emoções corretamente. A partir do autocontrole emocional, a criança está preparada para vivenciar situações várias de uma maneira equilibrada. Descubra mais:

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.