O que transforma uma atividade em Montessori?

0

Muitas vezes vemos dicas de atividades Montessori ou atividade inspirada em Montessori. Você já se perguntou o que caracteriza uma atividade em Montessori? Rachel, do site Racheous, publicou uma infografia na qual explica as características que fazem de uma atividade Montessori ou inspirada em Montessori.

O que transforma uma atividade em Montessori?

1. Está dirigidas pela criança. A atividade Montessori são auto-motivadas. A criança tem liberdade (dentro de uns limites) de escolher seu trabalho.

2. Tem um controle do erro. As atividades e os materiais Montessori, normalmente, tem um controle de erros para ajudar a auto-correção e a aprendizagem.

3. Trabalha os sentidos. Maria Montessori descobriu que as crianças pequenas aprendem através dos sentidos.

4. É manipulativa. As crianças aprendem fazendo. Inclusive os conceitos mais abstratos se aprende melhor a partir de experiências manipulativas.

5. Isola conceitos. Frequentemente, as atividades Montessori se centram em um só conceito, ou dividem um aprendizado complexo em passos mais simples. Às vezes, algumas tarefas parecem muito simples, mas servem para que a criança aperfeiçoe os passos de uma tarefa mais complexa.

6. Favorece a independência. A criança adquire confiança e segurança em si mesma através das atividades que estão desenhadas de uma maneira ordenada e contem todo o necessário para que a criança as complete.

7. Fomenta a concentração. Muitas atividades Montessori podem se repetir uma e outra vez. Isso, unido à liberdade de tempo, permite que a criança alcance uma grande concentração e atenção ao detalhe.

você pode gostar também

Comentários

Loading...