Criação com ApegoSER PAIS

O que você sabe sobre a melatonina?

melatonina sonho dormir bem

A melatonina é um hormônio natural produzido pelo cérebro durante a noite e alcança seu topo mais alto enquanto dormimos. Ajuda a regular o sono e permitir que seja reparador. Sua concentração cai durante o dia.

Além de regular o relógio biológico, ela promove o bom funcionamento do organismo. Atua como antioxidante ao atenuar o dano celular por radicais livres. É capaz de regenerar as células neuronais e fortalecer o sistema imune. Protege o sistema cardiovascular e estimula a produção do hormônio do crescimento, também segregada durante o sono noturno.

A produção de melatonina diminui ao longo do tempo, conforme nos tornamos mais velhos. Por isso, nós adultos dormimos menos tempo do que as crianças.

Para aumentar seus níveis e aproveitar seus benefícios, é melhor fazê-lo de forma natural e não através de suplementos. Em bebês e crianças, não é recomendável seu uso, embora alguns estudos referem que não ocasiona danos, está contra-indicada a longo prazo e, como tudo, também gera efeitos secundários.

Uma boa alternativa para aumentar a concentração de melatonina no organismo é consumir alimentos que estimulem a produção desse hormônio. Alguns deles são: o queijo branco, o kiwi, a banana, as nozes, o espinafre, o peixe, o tomate, a aveia, o arroz, o milho.

Você sabia que o L-Triptofano é um aminoácido presente no leite materno e este é necessário para uma ótima produção de melatonina? Então? o leite materno e o sono infantil não andam brigados.

Texto de @Kikademami

Criação com Apego

Na seção Criação com Apego você encontra textos interessantes sobre como podemos criar nossos filhos com amor, respeito e firmeza. Prepararmos para ser pais é algo importante. Saber como podemos estabelecer o vínculo com nossos filhos, educando-os sem gritos, ameaças e castigos também. Acesse:

Posts relacionados

Por que meu bebê acorda às 5 da manhã?

Por que é melhor que nossos bebês durmam no escuro?

Rotinas para a hora de dormir

Como seriam as princesas Disney amamentando?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *