Criação com ApegoSER PAIS

Pais perdem até 700 horas de sono nos primeiros 12 meses de vida do bebê

sono nos primeiros 12 meses de vida do bebe

Se você é mãe de primeira viagem e ainda está esperando seu bebê, já terá recebido este conselho: dorme tudo o que puder, pois depois não vai dormir mais. Não há nada de exagero neste conselho. Isso é o que ocorre depois do nascimento do bebê.

Uma pesquisa realizada por Gonzalo Pin, chefe do serviço de pediatria e da Unidade do Sono do Hospital Quirón Valencia (Espanha), revela que os pais perdem entre 400 e 700 horas de sono durante os primeiros 12 meses de seu filho.

Agora sim você entenderá a queixa das recém-mamães. As olheiras de falta de sono, a enorme sensação de cansaço permanente, os bocejos frequentes e a necessidade de dormir ainda que seja por cinco minutos mais.

Isso ocorre porque, ao tornarmos mãe, nasce em nós um instinto de proteção com nosso cria. Precisamos atender as suas necessidades e uma delas é a da alimentação. Durante a noite, os bebês acordam para mamar ou por outras razões.

A boa notícia é que isso não dura para sempre já que tanto o bebê como você ajustarão seus tempos de descanso, necessários para que ele cresça e para que você recupere a energia para continuar cuidando dele.

Uma vez que seu filho regula seus horários de alimentação, seu tempo de sono também melhorará. Ou seja, as horas perdidas correspondem aos momentos em que se alimentam (mamadas cada três ou quatro horas). Portanto, assim que se ajusta seu sistema digestivo, maior será o tempo de descanso.

Faça com que a amamentação seja sua melhor aliada para descansar

Se quiser melhorar a qualidade de sono de seu filho e sua duração para que ambos descansem, então dê-lhe leite materna.

O doutor Gonzalo Pin explica que esse benefício se deve a que o leite materno é rico em melatonina, um hormônio que favorece o sono, sobretudo nas últimas horas do dia. Ele revela que a mamãe que amamenta no peio dorme meia hora mais cada noite, logo obtém um maior descanso e bem-estar. Sua mente está mais fresca e desfruta mais de sua maternidade.

* Texto de Naran Xadul

Criação com Apego

Na seção Criação com Apego você encontra textos interessantes sobre como podemos criar nossos filhos com amor, respeito e firmeza. Prepararmos para ser pais é algo importante. Saber como podemos estabelecer o vínculo com nossos filhos, educando-os sem gritos, ameaças e castigos também. Acesse:

Posts relacionados

O sorriso do bebê: um sinal importante

Toda mãe nasce de uma mãe

Não espere ser a mesma mulher

O corpo precisa de um momento de desconexão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *