Educação InfantilMétodo MontessoriSER CRIANÇASER PAIS

Podem as crianças ajudar nas tarefas domésticas?

crianca ajudar nas tarefas domesticas

Uma das coisas que chamam atenção do método Montessori é fomentar a autonomia e a independência da criança, criando um ser livre e seguro de si mesmo. Para tal, uma das propostas é de favorecer a prática de atividades que dão à criança confiança e responsabilidade.

É certo que as responsabilidades vão variando em função da idade da criança. A partir dos 18 meses ela vive a necessidade de fazer tudo por si mesmo. Gosta de ajudar e se sentir integrado ao espaço que habita.

Daí que podemos aproveitar esse momento natural para que a criança aprenda a ajudar nas tarefas domésticas. Sua prática frequente permitirá que, no futuro, ela vivencie a ordem e limpeza do lar como uma responsabilidade sua também.

Preparar o ambiente, deixando ao alcance da criança materiais e utensílios de limpeza permite que cuide da organização do espaço. E não só isso, podem trabalhar na preparação das comidas, colocar e tirar a roupa e sapatos sozinhos, guardar brinquedos depois de usa-los, cuidar das plantas e dos animais.

Convidamos você a ler um artigo no nosso blog, no qual descrevemos as diversas atividades que nossos filhos podem desenvolver por si mesmos, tendo em conta a sua idade.

Método Montessori

Uma das filosofias na área da educação que mais nos apaixona é o Método Montessori. Buscamos seguir seus fundamentos na criação e educação da nossa filha. Preparamos nossa casa para que Laura tivesse tudo a seu alcance e também lhe oferecemos propostas de material, brinquedos e atividades inspiradas em montessori. Tudo isso compartilhamos aqui na web. Acesse e confira:

Posts relacionados

A concentração em Montessori

Cordão de carretéis de madeira para alinhavar

Como fomentar a autonomia em casa?

Normalização e desviações em Montessori

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *