Criação com ApegoSER PAIS

Serenidade e criação

serenidade e criacao

Talvez o que mais nos custa aos adultos em relação à criação de nossas filhas e filhos seja integrar a serenidade como pilar de conexão e vínculo com eles.

Serenidade para compreender, empatizar e validar, tanto seus momentos conflituosos, tensos, ruins, regulares, como suas alegrias, seus sorrisos, seu jogo, sua incessante necessidade de crescer, aprender e saber.

Serenidade para dar-lhes o tempo necessário para crescer e desenvolver seu ritmo, sem sofrer pressões, sem compara-los com outros meninos e meninas, sem ter que cumprir nossas expectativas ou as da família.

Serenidade para compreendermos a nós mesmos, para curar nossas próprias feridas e aprender a olhar-nos e cuidar-nos de forma amorosa.

Serenidade para desfazer-nos das cargas do passado que freiam a criação de nossos filhos e filhas, para cortar com padrões que ferem, para liberar-nos de conselhos desacertados e nocivos.

Serenidade para cultivar a paciência e o equilíbrio necessários para enfrentar a criação de nossos filhos e filhas desde uma nova perspectiva. Uma perspectiva em que abandonamos o adultocentrimo, as relações de poder, para nos tornarmos mães e pais amorosos, ternos, conscientes de nosso papel e das verdadeiras necessidades de nossas filhas e filhos.

Serenidade para cultivar a paciência e o equilíbrio necessários para enfrentar nosso crescimento pessoal, nossas vidas, desde uma nova perspectiva. Uma perspectiva em que vamos estabelecer uma relação com nós mesmos de respeito, ternura e carinho. Uma relação em que deixaremos de lado as máscaras de nosso passado, trabalharemos nossas feridas, passaremos a pensar em nós de forma amável e serena.

A vida seguirá sendo tanto para nossos filhos como para nós, imprevisível, cambiante, movida. Entretanto, se erguemos entre nós uma sólida relação baseada no amor incondicional, o respeito e a serenidade, todos enfrentaremos os vai-e-vem vitais com maior calma e equilíbrio.

* Texto de Elena Mayorga, licenciada em Letras e Filosofia. Autora de literatura infantil respeitosa.

Criação com Apego

Na seção Criação com Apego você encontra textos interessantes sobre como podemos criar nossos filhos com amor, respeito e firmeza. Prepararmos para ser pais é algo importante. Saber como podemos estabelecer o vínculo com nossos filhos, educando-os sem gritos, ameaças e castigos também. Acesse:

Posts relacionados

Vai ter um bebê? Veja nossas dicas

A verdadeira origem das crianças inseguras e desobedientes

Permita a seu filho dizer NÃO

Aprender a esperar: a grande lição da maternidade consciente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *