Vantagens e desvantagens da almofada de amamentação

0 82

Uma das condições básicas para poder amamentar o bebê com sucesso é encontrar a postura que seja mais cômoda para a mãe e para ele. A almofada de amamentação pode ser de muita ajuda para os dois. Ao menos para mim foi e a utilizei por muito tempo. Ainda hoje tiro proveito dela.

Antes de Laura nascer, havia lido bastante sobre amamentação. Tinha me convencido de que compraria a almofada de amamentação somente se visse necessário. Minha filha nasceu com 3,150kg. Em menos de uma semana tinha 2,950kg. Na semana seguinte ganhou apenas 50g. Tive crise de choro, contei com ajuda de uma assessora de aleitamento materno e acabei comprando a almofada.

Na realidade foi muito útil. Fiz e ainda faço muitos usos da almofada. No post Possibilidades de uso da almofada para amamentação, você encontra dicas de como compensar o gasto com esse artigo

Características da almofada de amamentação

A almofada de amamentação está desenhada para aguentar melhor o peso do bebê, facilitando a postura correta enquanto nós mamães lhe damos o peito. O produto está disponível em várias formas e tamanhos distintos. Antes de comprar, faça uma pesquisa e busque aquele que se adapte melhor às suas necessidades e às do bebê. Tenha em conta também o espaço que você tem em casa, pois uma almofada dessas, se for muito grande, pode ser muito útil para o seu descanso, mas não será prático na hora de guardar.

Outro ponto importante a se ter em conta que pode ter uma larga duração de uso, mas será útil nos 6 primeiros meses de vida do bebê. Com o tempo e a prática, a almofada se torna um pouco desnecessária. Ainda assim, eu recomendo o seu uso. Para mim foi fundamental no auxílio da posição adequada, sem que me cansasse.

Portanto, se você está convencida, considere essas exigências:

  • Comodidade. Deve prevenir tensões musculares e más posturas ao dar o peito ao bebê.
  • Transpirável. Isso evita que provoque uma sensação de calor que pode gerar suor.
  • Altura adequada. A almofada deve favorecer que a boca do bebê fique situada à altura do bico do seio. Dessa forma, se evitam os problemas derivados de uma má sucção.
  • Anti-alérgico. Deve ser composto por materiais que não causem alergia nem à mamãe nem ao bebê.

Que tipo de almofada de amamentação escolher

As almofadas de amamentação mais comuns são:

Em forma de “U”. Este tipo de almofada de amamentação é colocada na cintura da mamãe pela parte que fica aberta e se ajusta a seu conforto. O bebê fica em cima da almofada. Os tamanhos podem variar. Eu optei por uma dessas no tamanho médio.

Em forma de serpente. Trata-se de uma espécie de almofada bem grande e longa com recheio macio, favorecendo a adaptabilidade. Também pode ser usado durante a gravidez, o que se conhece também como travesseiro para gestante.

Como usar adequadamente a almofada de amamentação?

É muito importante que, ao comprar uma almofada dessas, você se informe sobre como deve utilizá-la corretamente. Isso porque, da mesma forma que pode facilitar a correta colocação do bebê com respeito ao peito, também pode ocorrer o contrário.

Fizemos uma publicação bastante interessante sobre como usar a almofada de amamentação com as posturas recomendadas.

Vantagens e desvantagens da almofada de amamentação

Como já expliquei, eu mesma vi as duas caras da moeda na hora de optar ou não por comprar a almofada de amamentação. Depois de pesar bem as vantagens e desvantagens, optei pro não comprar antes da bebê nascer. Estava mais convencida de que seria um artigo de pouco uso. No entanto, as circunstâncias me fizeram optar pela compra e hoje avalio como muito útil para o aleitamento materno, especialmente para as mães de primeira viagem. Por isso que, primeiro preferi explicar o que é a almofada de amamentação para agora repassar suas vantagens e desvantagens para que você mesma possa tomar sua decisão.

Vantagens e benefícios:

  • Ajuda a apoiar o bebê de uma forma mais cômoda.
  • Previne tensões musculares.
  • Ajuda a conseguir a sucção perfeita do bebê.
  • São práticos quando se tem bebês gêmeos.
  • Pode ter outros usos para além do momento da amamentação. Veja outras possibilidades de uso do travesseiro de amamentação.

Desvantagens e inconvenientes:

  • Não saber escolher o que melhor se adapta às nossas necessidades e às do bebê. Uma assessora de aleitamento materno pode ajudá-la nessa escolha.
  • A curta duração de uso. Sua utilidade é intensa, especialmente, nos seis primeiros meses de vida do bebê.
  • O preço. Algumas almofadas, por serem cômodas, transpiráveis e anti-alérgicas, tem um valor elevado. Se você não pode comprar e está decidida a ter uma, não se esqueça de colocar na lista de presentes para seu bebê.

Foto: @Chicco

você pode gostar também

Comentários

Loading...