Quando nos tornamos pais, o nosso desafio maior passa a ser a felicidade de nosso filho. Buscamos fazer as melhores escolhas para que possa ter um futuro cheio de realizações. Tentamos coloca-lo em uma boa escola, dar-lhe brinquedos que potenciem seu desenvolvimento psicomotor… enfim, pensamos a médio ou a longo prazo. Esquecemo-nos que para fazer uma criança mais feliz, devemos ter atenção às nossas ações no presente. 

Tudo o que fazemos e falamos repercute na formação da identidade e do caráter de nosso filho. A criança aprende através de nosso exemplo. Somos para ela um espelho. Por isso, cuidar de pequenos detalhes será fundamental para que a criança desenvolva autoconfiança e autonomia que o ajudem a ter sucesso no futuro.

Para a psicóloga e psicoterapeuta de crianças, seguir algumas regras podem ajudar-nos a fazer nossos filhos mais felizes.

7 regras para fazer uma criança mais feliz

  1. Dê-lhe um beijo ao acordar e ao dormir.
  2. Abrace-a quando menos o espere e quando mais necessite.
  3. Agache-se e coloque-se a seu nível quando queira dizer-lhe algo.
  4. Escute-a quando falar e, quando “não” também. Nem tudo o que quer dizer sairá através de palavras. Escute seu coração e sua alma.
  5. Você é um adulto e seu filho é uma criança. Aceite-o, respeite-o e ame-o pelo que é e não pelo que você gostaria que fosse.
  6. Não grite, não insulte, não compare, não bata. Mas NUNCA deixe de colocar limites. Os limites são o segredo de uma infância feliz e uma adolescência saudável.
  7. Ame-o sobre todas as coisas de que goste e não goste nele. Ame-o sempre.

Educação Emocional

Na seção Educação Emocional aprendemos como ajudar nossos filhos a reconhecer e identificar as emoções corretamente. A partir do desenvolvimento da inteligência emocional, a criança está preparada para vivenciar situações várias de uma maneira equilibrada. Descubra mais:

Author

Deixe Uma Resposta