Lia outro dia esta afirmação de Hesíodo, poeta da Antiga Grécia: “A educação ajuda a pessoa a aprender a ser o que é capaz de ser”. Levada essa reflexão à infância de nossos filhos, dou-me conta de como, por vezes, a pressa do dia a dia pode acabar minando o desenvolvimento autônomo e independente de nossos filhos.

Esquecemo-nos de que a criança tem seu ritmo próprio, bem mais lento que o nosso de adultos. Ela quer aprender, está desejosa de fazer tudo por si mesma. No entanto, insistimos em não ter em conta de que enfrentar os pequenos desafios do mundo são chave para que se sintam sujeitos seguros e capazes neste mundo.

Um exemplo claro, quando temos que sair, queremos vestir a roupa na criança ou calçar os sapatos… Ela se opõe. Não entende de pressa. Quer fazer ela mesma. Sente-se capaz. Você insiste. Tem pressa. Faltam 5 minutos para passar o ônibus. A criança se revolta, começa a gritar, faz movimentos bruscos e nervosos, chora, esperneia. Esse é um sinal claro de que se sente frustrada. O adulto a interrompeu em seu trabalho.

Como ajudar a criança a fazer por ela mesma e ser o que é capaz de ser?

Simplesmente, deixando-a livre para se desenvolver. Se a criança não quer a roupa que você escolhe, opte por selecionar sempre 2 a 4 conjuntos de roupa para que escolha. Se sabe a hora que passa o ônibus, avise a criança com antecipação. Comece a prepara-la com antecedência para que ela tenha o tempo necessário de fazer tudo sozinha.

Sem dúvida, quando as crianças se sentem capazes de fazer o que querem, sentem-se mais seguras, equilibradas e felizes. Conseguem atuar com autonomia e independência. Desenvolvem uma boa autoestima. São capazes de tomar decisões sem que isso lhes custe tanto.

Desenvolvimento Infantil

Ler sobre o desenvolvimento infantil permitirá você compreender melhor seu filho e, dessa forma, ajuda-lo desde o respeito e o amor, sem gritos nem castigos. Visite nossa seção:

1 Comentário

  1. Eu trabalho muito o desenvolvimento intelectual do meu filho junto com a escola. Entretanto, eu adiciono conhecimento em reciclagem, sustentabilidade e um pouco de tecnologia com apps de aprendizado no tablet. Atualmente, há diversos livros e artigos que abordam como devemos desenvolver o nossos filhos diante das rápidas transformações do mundo. Eu, tive um educação de alto nível e espero que o meu filho possa ter isso mais um pouco. Portanto, o pais devem ser o complemento da educação dos filhos junto com a escola, a fim de obter um desenvolvimento satisfatório.

Deixe Uma Resposta