A imaginação é um processo complexo de pensamento: uma outra realidade é criada e vivida. Saímos do que conhecemos para explorar possibilidades infinitas, alternando entre personagens diferentes e ambientes únicos.

Todos nós imaginamos, crianças e adultos. Quando fazemos planos a longo prazo, imaginamos uma cena em que gostaríamos de viver. Mas as crianças conseguem não só planejar coisas. A imaginação as permite organizar os pensamentos, resolver problemas, arranjar novas soluções, pensar sobre outra perspectiva assumindo outro papel.

Nosso cérebro não faz distinção entre o que estamos vivendo e imaginando. Tanto que, em alguns sonhos acordamos completamente atordoados ou chorando. E quem nunca pensou em algo triste e sentiu tristeza ou angústia como se estivesse realmente passando por aquilo? Pois é… Quem diz o que é real somos nós. Nosso cérebro processa o que precisa, sendo realidade ou imaginação.

Por isso não desmereça o medo da criança que jura ter algo atrás da porta. É real. Existe. E a faz ficar com medo. Não importa se foi algo que ela imaginou ou sonhou. A cabecinha dela processa o medo da mesma forma. E para a criança, a imaginação é um processo tão potente, que se confunde mesmo com a realidade em vários momentos.

Por isso, incentive a imaginação da criança. O adulto criativo vem de uma criança imaginativa.

* Texto de Ana Cecília Prado Souza, psicóloga especialista em neuropsicologia (@crescer_devagar)

Rede de apoio

Esta é uma seção especial do nosso blog que visa a intercambiar experiências com outros pais. Além disso há informações muito interessantes que podem nos auxiliar na difícil tarefa de educar um filho.

Deixe Uma Resposta