Criação com Apego

Amamentar durante a vacinação ajuda a reduzir a dor do bebê

Aleitamento materno e vacinação

Amamentar minha pequena sempre foi algo que tive claro, porque tenho consciência da importância do leite materno para o seu desenvolvimento. Não apenas isso, através do pele a pele, sobretudo nos três primeiros meses de vida, pude observar como o aleitamento materno também ajuda a estreitar o vínculo afetivo. Além disso, é seu calmante e sua chupeta na hora de dormir. Eu sempre mais contente cada vez que a coloco no peito e vejo seus olhos brilhantes que me observam e sua mãozinha que me acaricia.

Aos dois meses de vida teria que dar sua primeira dose de vacina. A pediatra me havia recomendado dar a vacina enquanto a amamentava. Mas que deveria ter em conta que essa não é uma prática comum a todos os hospitais. Minha opção foi por levá-la para vacinar no local mais próximo de casa. Justo não tinham essa prática. A enfermeira deitou nossa menina na cama, segurou firme sua perninha e aplicou a injeção. Pobre Laurinha! Chorou desesperadamente!

Na segunda dose, optamos por levá-la ao hospital recomendado pela pediatra. No entanto, a enfermeira nos deu a opção de que eu lhe desse o peito após a vacina. Laura chorou muito, mas apenas a coloquei no peito se acalmou.

Na terceira dose, resolvemos solicitar a enfermeira que aplicasse a vacina enquanto Laura tivesse amamentando. Foi perfeito. Minha pequena quase não chorou. Sentiu-se reconfortada em meus braços e teve a dor aliviada. Foi uma vacinação tranquila e sem sofrimento.

Essa é a minha experiência. E há vários estudos científicos que atestam a eficácia da amamentação como alívio da dor no momento da vacinação e, mesmo, na coleta de sangue. O importante é que o aleitamento materno se dê minutos antes, durante e depois da aplicação.

E não ache que é uma bobeira. Contei minha vivência e como minha filha passou por três procedimentos distintos de vacinação e qual nos resultou mais cômodo para ela.

Sabemos que no nosso país essa ainda não é uma prática muito difundida. Então, cabe a nós pais, quando formos vacinar nossos bebês solicitarmos o procedimento. Portanto, quando for levar seu bebê para vacinar, peça a enfermeira que lhe dê a opção de amamenta-lo durante o processo de vacinação.

Posts relacionados

Um olhar poético sobre a maternidade real

Bebê que mama pouco nos primeiros dias de vida

Como fazer picolé de leite materno

Contato pele a pele favorece o aleitamento materno

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *