Atividades EducativasSER CRIANÇA

Atividade de pintura para bebês sem se sujar

atividade de pintura

O bom de brincar de pintar com seu bebê é que nós, como pais, também podemos usar nossa criatividade e desenvolver um monte de possibilidades de atividades, como pintar sem se sujar. O importante é que essa atividade de pintura vise a favorecer o desenvolvimento psicomotor de nosso bebê.

Nesta publicação, damos a sugestão de duas atividades de pintura sensorial sem sujar. Eu fiz com a Laura. Serve bem para trabalhar a coordenação motora. Mas, ainda prefiro a pintura que suja, pois a criança pode também explorar as texturas das tintas. Em nossa casa, realizei a atividade de pintura sem se sujar apenas uma vez. Laura curte mais ficar toda suja, tocar a tinta, sentir a textura.

Entendo que, para muitos pais, dá um pouco de coisa ver a criança se sujando. Ou, ainda, temem que acabe sujando as paredes da casa. O primeiro que nós pais temos que tirar da cabeça é o medo de que suje nosso chão ou nossa parede. É impossível ter criança em casa e evitar que sujem sofá, parede… só não sujam o teto porque está muito algo.

Ainda assim, se não consegui convencer você, aí vai uma boa dica para que seu filho aprenda as cores e viva, de um modo peculiar, a sensação de pintar.

Aqui sugiro duas variantes para o bebê pintar sem se sujar, ambas utilizando sacos zip lock para congelar.

Atividade de pintura – nossas dicas

1. Com tinta de dedos

pintar bebe sem sujar 04

Materiais necessários:

– Tinta de dedo não tóxica de várias cores

– Papel cartão ou qualquer folha mais grossa

– Saco de congelamento transparente com fechamento na borda

– Colher

Mãos à obra:

Sobre o papel cartão, com ajuda da colher, coloque vários grumos de tinta deixando espaço entre eles. Depois, coloque com cuidado dentro do saco de congelamento transparente. Voilà! Está pronta a brincadeira. Dê a seu filho o brinquedo. Deixe que ele experimente tocando e exprimindo a tinta, espalhando tudo.

Veja mais fotos da atividade:

2. Com espuma de barbear e corantes

pintar sem se sujar com espuma de barbear 05

Materiais necessários:

– Espuma de barbear

– Corantes de alimentos

– Saco zip lock para congelar

– Estilete

– Durex

Mãos à obra

Dentro do saco zip lock para congelar, coloque a espuma de barbear e os corantes (escolhi as cores primárias). Feche o saco. E ainda coloquei durex para garantir o fechamento adequado do saquinho. Voilà! Demos à Laura e a deixamos explorar a sua maneira.

A brincadeira não durou muito. Isso porque, sendo a espuma um tanto líquida, as cores se misturam muito rápido. No entanto vale a pena. Ela ficou super atenta, observando como as cores se mesclavam.

Veja mais imagens da atividade de pintura feita pela nossa filha:

Sempre dizemos do importante que é para a criança sentir as texturas. Tenha em conta que, nessa atividade, seu filho não sentirá diretamente a textura da tinta, mas conseguirá perceber outros elementos. E o legal também, ver como as tintas se misturam com o toque de suas mãos.

Atividades de artes para crianças e bebês

Dedicamos uma publicação a compilar alguns trabalhos de artes que fazemos em casa com nossa filha. São dicas e inspirações para que você também possa trazer um pouco mais de arte a seu lar! Visite:

Atividades para Educativas crianças

Atividades para crianças é uma seção da nossa web que traz um monte de atividades interessantes para trabalhar com nossos filhos. Todas elas apresentam objetivos claros para o desenvolvimento emocional, motor e intelectual da criança. Visite:

Posts relacionados

Cuidar das plantas, uma tarefa diária

Jogo de esconder objetos

5 atividades para fazer com as crianças nas férias

Atividade para preservação da tartaruga marinha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *