AtividadesAtividades de CiênciasSem categoria

Atividade para brincar com o vento

brincar com o vento 04

É possível brincar com o vento? Claro que sim! Embora o vento seja invisível, podemos sentir sua força. Logo, podemos tentar fazer visível o invisível. Para isso, Laura conta com um simples catavento que levamos aos passeios.

O catavento é uma espécie de moinho de vento. Trata-se de um brinquedo composto por uma varinha de madeira que traz, em um dos extremos, uma figura de aspas de moinho construída de cartulina ou plástico duro. Habitualmente, suas cores são chamativas para que criem um efeito visual quando girem por ação do vento.

Já convidamos Laura a usar o catavento em momento em que apenas soprava uma brisa, como com vento forte. Essa é uma forma de demonstrar a diferença de força. De fato, o catavento precisa de um vento forte para girar. E quando isso ocorre, a criança se assombra com a mágica.

Brincar com o vento

Podemos ter um catavento para enfeitar o jardim. Nós preferimos tê-lo para levar a qualquer lugar: bosque, praia, parque, camping… Esse simples objeto permite à criança dar-se conta da presença do vento. Ela observa como uma brisa apenas move o molino. Mas se maravilha quando o vento forte o faz girar mais rápido.

brincar com o vento 02

Um dos lugares mais interessantes para brincar com o vento é a praia. Estando na areia, quando da o vento, é possível a criança se dar conta da direção do vento. Laura busca o vento e o encontra quando o catavento começa a girar rapidamente.

Além disso, se o catavento é colorido, ainda chama a atenção a mistura de cores ao girar.

brincar com o vento 03

Em um fim de tarde, Laura ainda iluminou o catavento com uma lanterna, o que criou um efeito único ao colorido. Então, anime-se a comprar um catavento e brincar com o vento!

brincar com o vento 04

Atividades de Educação Infantil para crianças

Atividades para Educação Infantil é uma seção da nossa web que traz um monte de atividades interessantes para trabalhar com nossos filhos. Todas elas apresentam objetivos claros para o desenvolvimento emocional, motor e intelectual da criança. Visite:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *