AtividadesAtividades de Coordenação MotoraAtividades de Vida PráticaAtividades SensoriaisSER CRIANÇA

Atividade para explorar os sentidos com abacaxi

Um abacaxi. Apenas essa fruta pode render um momento único de concentração e de experimentação sensorial. Trata-se de uma atividade para explorar com os sentidos. Aqui usamos o abacaxi, mas podemos fazer adaptações a qualquer outra fruta. É muito importante que a criança tenha essa vivência real, que possa ver, pegar, cheirar, comer…

Certo dia, Laura se deu conta da presença de um abacaxi sobre a mesa. Começou a toca-lo e começamos a conversar sobre a fruta. Comecei a convida-la a tocar e cheirar a fruta. A pequena de casa fez tudo com muita concentração e consciência. Dizia o quão cheiroso era o abacaxi. Tocou toda a fruta, arrancou as folhas da coroa. Abrimos o abacaxi, ela lambeu, chupou, mordeu. Cortamos mais. Enfim, uma atividade sensorial (explorar com os sentidos), de vida prática (cortar a fruta e aprender a escolher a mais madura e docinha), coordenação motora fina (pegar, arrancar folhas…) e de matemática (noções de grande e pequeno, pesado ou leve).

Visão

A todo momento, a criança vê, observa. O sentido da visão está presente na atividade. Deixe que ela observe bem a fruta. Dialogue com ela. Faça-lhe perguntas simples: “É uma fruta bonita?” “Quais as suas cores?” “É grande ou pequena?“…

Atividade para explorar os sentidos com abacaxi 01

Ao abrir o abacaxi, deixe que veja bem o seu interior. “Qual a cor da fruta?” “O que você está vendo?“.

Atividade para explorar os sentidos com abacaxi 06

Olfato

Convide a criança a cheirar a fruta. “Gosta do cheiro?” “Você fica com vontade de provar a fruta?

Atividade para explorar os sentidos com abacaxi 09

Paladar

Depois de cortar a fruta e cheira-la, é hora de experimentar. Não iniba a ação da criança. Laura estava em uma espécie de transe aqui. Estava tão entusiasmada, tão fascinada com o cheiro da fruta, que, nada mais observar por instantes seu interior, começou a lamber, chupar e comer a fruta.

Tenham em conta que ela já havia comido abacaxi, já gostava da fruta, já conhecia a textura, mas, claro, mas nunca o havia feito com tanta consciência.

Atividade para explorar os sentidos com abacaxi 08

Tato

Tocar a fruta é fundamental para conhecê-la. Esse é um processo importante a ser feito após a primeira observação. Deixe que toque tudo. Sinta o peso, a textura, toque as folhas da coroa, tente arrancá-las. Caso a criança seja maior, explique como escolher a fruta quando for compra-la. E, se tiver oportunidade, não deixe de dar uma volta no supermercado, dias mais tarde, e convida-la a escolher um abacaxi maduro e docinho.

Atividade para explorar os sentidos com abacaxi 02

Atividade para explorar os sentidos com abacaxi 05

Atividade para explorar os sentidos com abacaxi 04

Atividade para explorar os sentidos com abacaxi 03

Atividades de Educação Infantil para crianças

Atividades para Educação Infantil é uma seção da nossa web que traz um monte de atividades interessantes para trabalhar com nossos filhos. Todas elas apresentam objetivos claros para o desenvolvimento emocional, motor e intelectual da criança. Visite:

Posts relacionados

Atividade de abotoar e desabotoar

Atividade de trocar fraldas para crianças

Atividades e brincadeiras com bonecas para Educação Infantil

Fazer arranjo de flores como atividade montessoriana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *