atividade sobre o meio ambiente 00

Compartilho uma importante atividade sobre o meio ambiente para Educação Infantil. Trata-se da conscientização da limpeza do entorno em que vive a criança. Sabemos que a limpeza dos espaços públicos não é uma solução para todos os problemas incontroláveis que o meio ambiente vem sofrendo por conta da ação humana. No entanto, consideramos que é uma grande ferramenta de educação ambiental para sensibilizar e empoderar nossas crianças e a população sobre a importância de preservar e de conservar o meio ambiente.

O que é o meio ambiente?

Resumidamente, o meio ambiente é o entorno onde se desenvolve a vida. Em outras palavras, é o ambiente natural com todos os seres vivos e não vivos que nele habitam e convivem. O meio ambiente engloba, então, a água, o solo, o clima, a vegetação, os seres humanos, as distintas espécies de animais, entre tantas outras.

Por que trabalhar a educação ambiental com as crianças?

Sabe aquele dito: “A criança é a semente do futuro?”. Assim o é. Quando trabalhamos, na infância, valores, conhecimentos, habilidades e competências que permitam melhorar suas ações sobre a natureza, garantimos que nossas crianças se tornem agentes de transformação. É importante que elas compreendam os conceitos de meio ambiente, sustentabilidade, preservação e conservação.

E como consegui-lo? Através de um brincar consciente, que proponham ações conscientes sobre a importância do cuidado com o meio ambiente. Lembremos que o brincar é o trabalho da criança. Logo, é através dele que a criança constrói seu saber sobre o mundo.

Atividade sobre o meio ambiente para Educação Infantil

Primeiramente, gostaria de encorajar a todos vocês sobre a importância de não abordar o meio ambiente através de fichas impressas. Isso vai na contramão de uma educação ambiental eficiente. Uma criança não pode aprender sobre o meio ambiente apenas ligando pontos, preenchendo fichas ou relacionando elementos.

É preciso criar propostas práticas e autênticas que levem as crianças a criar valores, competências e habilidades que as tornem agentes de transformação. Como?

Uma atividade muito simples que podemos fazer com as crianças é a de limpeza dos espaços públicos. Os ecossistemas tem sofrido com o deterioro causado por resíduos deixados pelos seres humanos. Confundimos a liberdade com o descuido.

Tendemos a justificar o lixo no chão reclamando da falta de lixeiras nos espaços urbanos. No entanto, esquecemo-nos que é nossa falta de valores sociais bem construídos que nos impossibilita recolher nosso próprio lixo para jogar no local adequado. Como podemos pensar que tenhamos que contar com lixeiras a cada 50 m porque não queremos ter um papel de bala nas mãos ou guarda-lo na bolsa para jogar mais adiante em um local adequado?

Mudar essa consciência só é possível quando nos tornamos responsáveis pela limpeza de nosso entorno. Quando nos tornamos conscientes de que todos os resíduos jogados no chão estão danificando o meio ambiente e isso repercute, diretamente, em nossa qualidade de vida a médio e longo prazo.

Então, não resolve só dar uma volta em um bosque, tomar um banho de praia, brincar em um parque natural para se conectar com a natureza. É preciso ter empatia e cuidar desse entorno para que seja o espaço ideal para vivermos.

Limpeza do meio ambiente durante um passeio

Por aqui, vocês já sabem que fazemos muitos passeios em entornos naturais, pois buscamos uma conexão estreita com a natureza. E esse é, sem dúvida, o primeiro passo para trabalhar o meio ambiente: o estar na natureza e conviver com ela. Outra é a sua limpeza.

atividade sobre o meio ambiente 01

O ideal é que todos, ao ir à praia, por exemplo, levássemos um saquinho de lixo para guardar tudo o que consumimos e, no final da jornada, jogar no lixo. Isso seria uma conscientização de toda a população. Mas podemos começar por ações individuais e em pequenos grupos.

Em casa, sempre que vamos a um entorno natural, fazemos a limpeza do espaço onde estamos. Laura já tem o manejo adequado para transformar um pedaço de pau em pinça para pegar lixo, ou uma rede de pesca para recolher lixo na praia.

atividade sobre o meio ambiente 03

Tenha em conta levar na bolsa um pequeno saco de lixo para recolher resíduos. Em geral, encontramos muitos pedaços de plástico, pontas de cigarro, luvas e máscaras. O mais importante é, em tempos de pandemia, ter cuidado para manejar o material. Por exemplo, não tocar os objetos. As pinças ou pedaços de pau são ferramentas úteis para recolher o lixo sem qualquer toque no objeto.

atividade sobre o meio ambiente 04

Limpeza do ambiente no entorno escolar

No âmbito escolar, podemos promover uma limpeza do próprio ambiente escolar ou fazer uma excursão pelo bairro recolhendo o que se produz. Nesse caso, seria interessante fazer, posteriormente, uma classificação dos resíduos encontrados e conversar sobre os danos que causam ao meio ambiente. Também podemos pesar. Enfim, é possível fazer uma atividade de conscientização ao mesmo tempo em que podemos trabalhar tantos conceitos com as crianças em distintas áreas do conhecimento: linguagem, matemática, ciências, geografia…

atividade sobre o meio ambiente 00

Uma dica importante é fazer dessa atividade sobre o meio ambiente algo contínuo. Não vale de nada fazer um único passeio pelo bairro e considerar que já se fez a conscientização. Ou, ainda, fazer essa atividade apenas no dia do meio ambiente, em 5 de junho. É preciso criar uma rotina. Podemos, por exemplo, começar com a limpeza na sala de aula. Os alunos terem uns minutos para recolherem e entregarem a sala em condições. Uma vez por semana, uma turma ficar a cargo de recolher o lixo que se produz no pátio escolar após o recreio… e daí ir ampliando.

Considere que você não está transformando as crianças em trabalhadores da faxina. Não se está tirando o posto de trabalho de ninguém. O objetivo é tornar as crianças conscientes do que se está produzindo. Com o tempo, ao serem conscientes, cada vez menos se verá lixo pelo chão da escola, porque integrarão a importância de se ter um ambiente limpo. E, com certeza, essa conscientização, será passada a seus entornos sociais fora da escola. Tornam-se, assim, agentes de transformação dos valores sociais.

E, não tenham dúvidas, de que essas crianças se tornarão sujeitos críticos. Não se surpreendam se, em pouco tempo, começarem a alçar a voz na escola, buscando soluções para recolher o lixo de forma adequada, por exemplo, sugerindo coleta seletiva, ferramentas mais eficientes para recolhimento dos resíduos, estratégias para mudar e melhorar o entorno.

Ânimo! Conte depois para a gente como é o trabalho de conscientização sobre o cuidado com o meio ambiente.

Nesta publicação, trouxemos apenas uma das muitas atividades que podemos fazer com as crianças sobre o meio ambiente. Você verá outras propostas em nossa web. Basta usar nosso buscador, na barra lateral, para encontrar outras ideias inspiradoras.

Atividades de Educação Infantil para crianças

Atividades para Educação Infantil é uma seção da nossa web que traz um monte de atividades interessantes para trabalhar com nossos filhos. Todas elas apresentam objetivos claros para o desenvolvimento emocional, motor e intelectual da criança. Visite:

Posts relacionados

Atividade para preservação da tartaruga marinha

Vida prática: regar plantas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *