atividades para fazer na praia - correr sobre as ondas

Verão está aí e ir à praia é o destino de muitas famílias com crianças. Como isso ocorre no período de férias, muitos pais querem descansar, tomando sua cervejinha, sem ter que se preocupar em entreter os filhos. Para evitar que se entediem, buscam propostas de atividades para fazer na praia. Que brincadeiras podemos fazer na praia com as crianças? Quais brinquedos levar?

Para praia, não leve mais do que um baldinho. A criança não vai precisar de nada mais. Não elabore jogos nem brincadeiras. Não prepare atividades. Ir à praia deve ser um momento de desconexão da rotina vivida em casa, mas, sobretudo, um momento de conexão do eu com a natureza. E isso, tanto deve servir para o adulto como para a criança.

A praia é, por si, um lugar único que já oferece todos os meios e recursos para que a criança brinque sem necessidade de que alguém lhe proponha um jogo da memória na areia, um jogo da velha, um caça ao tesouro ou um jogar bolinha. E não é que isso não ocorra, se for o caso, deixe que seja uma ideia que parta da criança, de sua criatividade. Evite você transformar tudo em uma oportunidade para brincar só daquilo que se brinca em casa cada dia, apenas transformando a areia em um tabuleiro.

De fato, há um sem-fim de atividades recreativas na praia. Se a criança ainda não pode praticar um esporte, porque é pequena e o local onde vocês estão não oferece muita coisa, deixe que ela apenas explore o ambiente e brinque como desejar. A cada momento, estará aprendendo coisas novas, explorando novos conceitos, investigando outras formas de ser e de existir no mundo.

Atividades para fazer na praia com as crianças

Então, se você está buscando ideias de jogos e brincadeiras, acho que não é o lugar certo. Nós, quando vamos à praia é para fazer uma imersão no contato com a natureza. Apenas estamos e deixamos que surja o que tiver que surgir. Deixamos que Laura explore o entorno à sua maneira e o vivencie com o que o meio lhe oferece. Garanto a você que se diverte cada momento e não se entedia nunca. Bom, talvez se entedie, mas a praia é um lugar tão rico em coisas para fazer que, em seguida, encontra algo novo para explorar.

Veja nossas dicas de atividades para fazer na praia com as crianças:

Nadar

Se a maré está baixa, deixe a criança nadar na beira do mar, sem boia mesmo. Deixe que brinque na água, se jogue, se lambuze de areia e a retire do corpo se jogando na água. Em outros momentos, coloque a boia para que possa nadar e disfrutar do mar.

atividades para fazer na praia - nadar

Ver o por-do-sol

Isso é total conexão com a natureza. Ir à praia, sentar-se e observar. Esse é um exercício natural de concentração. Estar atentos ao que, por aqui, chamamos beijo do sol e do mar. É impressionante como o momento final, quando o sol está para se por, a criança fica hipnotizada com tamanha maravilha.

atividades para fazer na praia - ver o por do sol

Caminhar

Excelente exercício motor. Fazer uma caminhada, curta ou longa, pela beira da praia. Sentir a areia e a água do mar bater nos pés. Garanto que é uma das atividades para fazer na praia que, como família, mais gostamos.

atividades para fazer na praia - caminhar

Correr sobre as ondas do mar

Essa é uma brincadeira natural das crianças quando estão na praia. A onda do mar vem e elas correm, tentando que a onda não toque seus pés. Por vezes, quando a onda é mais rápida, tendem a brincar de correr sobre as ondas, vendo como o tocar dos pés no mar faz a água ir para todos os lados.

atividades para fazer na praia - correr sobre as ondas

Catar pedras e conchinhas

Entretenimento preferido de muitas crianças. Agachar-se e catar conchas e pedras. Nessa atividade, a criança trabalha a tomada de decisões, classifica o que encontra (por tamanho, forma e cor), afina o gosto estético, percebe texturas e tons das cores… Enfim, é uma atividade muito rica!

atividades para fazer na praia - catar pedras e conchinhas

Procurar tesouros do mar

Amamos fazer esta atividade em família. Não é nada preparado. Não se trata de uma competição ou de esconder algo para a criança encontrar. Apenas apuramos sua capacidade de observação. Catar conchinhas e pedras é das atividades para fazer na praia que as crianças gostam muito. Ao fazê-lo, afinam o gosto estético. Com o tempo, tornam-se autênticos exploradores do entorno e são capazes de encontrar tesouros, ou seja, peças naturais únicas, como a alga em forma de coração que Laura encontrou em uma de nossas idas à praia.

Atividade meio ambiente - procurar tesouros

Recolher lixo

E, se encontramos o luxo dos tesouros, também devemos ser conscientes da importância do cuidado com o meio ambiente. Infelizmente, utilizamos muito mal nossas praias. A cada tarde, deixamos jogado na areia uma quantidade muito grande de lixo que, com a maré alta, vai parar no mar. E isso é muito triste! Para que mudemos o mundo, devemos primeiro mudar a nós mesmos. Ser exemplos para nossos filhos. Vai à praia, leve uma sacola de lixo, recolha tudo o que produzir e jogue na lata correta. Se somos exemplo, nossos filhos nos imitam. A mesma rede que levamos para pegar caranguejos e pequenos peixes e observa-los no baldinho por uns instantes, serve para recolher todo o lixo que vamos encontrando na areia no retorno à casa.

atividades para fazer na praia - recolher lixo

Aprender sobre o vento

Um passeio na praia no fim do dia e um catavento. Diversão garantida. A criança observa a ação do vento através do girar do catavento. Isso não surgiu como proposta de atividade. Laura apenas havia pegado seu catavento para levar à praia e enfeitar nosso piquenique. Por si só, deu conta do quão interessante é observar o vento! A dica é, se a criança deseja muito levar algum brinquedo de casa, não proíba. Apenas deixe que sua criatividade seja a que comande a brincadeira.

atividades para fazer na praia - aprender sobre o vento

Pular ondas

Essa é uma das atividades para fazer na praia preferida das crianças. Saltar ondas é um exercício motor e tanto. Elas se divertem vendo como o pulo faz com que a água “explode” por todos os lados. São capazes de passar muito tempo pulando ondinhas.

atividades para fazer na praia - pular ondas

Fazer um castelo de areia

Aí está o baldinho! Este é o único brinquedo que levamos para a praia, pois cumpre sua função. Seus acessórios permite à criança trabalhar sua criatividade, ao dar forma à areia molhada. Dessa forma, podem construir castelo de areia, um forte, uma estrada…

atividades para fazer na praia - fazer um castelo

Cavar um poço

Outra brincadeira que as crianças gostam muito de fazer na praia é cavar um poço ou uma piscininha. Podem fazer com as próprias mãos ou com ajuda de uma pá. Trabalha a coordenação motora, a força muscular, a concentração e a paciência e desenvolve a força muscular. Aliás, haja paciência para atingir a profundidade necessária para que a água não seja mais absorvida pela areia e forme uma pequena poça d’água.

atividades para fazer na praia - cavar um poco

Escrever o nome na areia ou desenhar

Se uma criança encontra um pedaço de pau na praia, o mais provável é que aproveite para escrever e/ou desenhar. Sua vontade é a que comanda. Fato é que, muitas vezes, antes de que o pedaço de pau possa ser aproveitado para qualquer outra coisa, primeiro serve como lápis e a areia como papel.

atividades para fazer na praia - escrever o nome

Levantar hipóteses

Na praia, a criança levanta muitas hipóteses: pedra afunda ou não afunda? Por que forma espuma na beira do mar? Por que o sol se põe no horizonte? Bicicleta anda na areia? Para ir à praia, Laura vai de bicicleta. Mais de uma vez, tendo em conta que o chão da areia molhada é bem duro, a pequena da casa quis tentar andar de bicicleta. Permitimos que testasse sua ideia. Bem interessante ver todas as dúvidas que possa ter uma criança e todas as hipóteses que possa levantar ao estar na praia.

Atividade meio ambiente - levantar hipoteses

Soltar pipa

Esta é uma dica de atividade recreativa para fazer na praia em outras estações. Se você tem acesso à praia durante outras estações do ano, que não o verão, pode aproveitar para levar a criança para soltar pipa, por exemplo.

atividades para fazer na praia - soltar pipa

Atividades de Educação Infantil para crianças

Atividades para Educação Infantil é uma seção da nossa web que traz um monte de atividades interessantes para trabalhar com nossos filhos. Todas elas apresentam objetivos claros para o desenvolvimento emocional, motor e intelectual da criança. Visite:

Posts relacionados

Brincar na areia - Importância, benefícios, brincadeiras e brinquedos

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *