Atividades EducativasSER CRIANÇA

Atividades para o Dia da Consciência Negra

Atividades sobre o Dia da Consciência Negra

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro, em nosso país. A data foi escolhida por ser o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, um dos maiores líderes negros do Brasil que lutou pela libertação do povo contra o sistema escravista. Nessa data, propõe-se uma reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. Entre outras questões, discute-se o racismo, a discriminação, a igualdade social, a inclusão dos negros na sociedade. Em todo o país, uma série de atividades visam a valorizar a cultura africana. No entanto, é dentro de nossas casas e na escola que podemos construir uma sociedade igualitária que valorize nossas meninas e nossos meninos negros.

Nós propomos uma série de atividades para o Dia da Consciência Negra que visa a empoderar as crianças, bem como promover o respeito à diversidade racial e cultural em nosso país. Tenha em conta que todas as propostas aqui relatadas tendem a promover uma educação para a paz. Logo, no lugar de um material impresso, proporcionamos à criança o conhecimento da cultura negra a partir de atividades criativas. Esperamos que gostem muito!

✔️ Atividades sobre a África montessorianas

Atividades para o Dia da Consciência Negra

1. Zumbi dos Palmares

Como já dito, o Dia da Consciência Negra se celebra no dia da morte de Zumbi. Nada melhor do que trabalhar esse personagem heróico com nossas crianças. Clique nos links abaixo e veja algumas sugestões de atividades sobre Zumbi e o Quilombo dos Palmares. Conheça sua história e a da guerreira Dandara.

Atividade sobre o Quilombo dos Palmares

✔️ Atividade sobre Zumbi dos Palmares

✔️ A história de Zumbi dos Palmares

✔️ Quem foi Dandara Zumbi dos Palmares?

✔️ Atividade sobre Quilombo dos Palmares

✔️ Desenhos de Zumbi dos Palmares para colorir

2. Fazer uma máscara africana

Como fazer uma máscara africana de papelão

✔️ Como fazer uma máscara africana de papelão

✔️ Moldes de máscaras africanas para colorir

3. Cozinhar comidas africanas

Vamos com uma atividade de vida prática? A partir dos dois anos, nossas crianças estão preparadas para nos ajudar com pequenas tarefas domésticas. Na cozinha podem nos ajudar com atividades de transferências de grãos, farinhas, ovos… além de tantas outras tarefas.

preparar comida africana

Na cozinha, podemos trabalhar os alimentos africanos (azeite de dendê, pimenta malagueta, feijão preto, quiabo), preparando juntos alguma receita da culinária afro-brasileira (vatapá, caruru, mungunzá, acarajé, angu e pamonha).

4.  Atividade sobre o cabelo afro com lã

Atividade sobre o cabelo afro com lã

✔️ Recriar o cabelo afro com lã

5. Atividade de traços com cabelos cacheados

Uma das características das pessoas de ascendência africana é o cabelo crespo cacheado. Podemos fazer uma atividade de grafomotricidade, reproduzindo os cachos africanos.

Imprima a imagem abaixo para que a criança realize os traços. Essa também é uma forma de valorizar o cabelo cacheado, mostrando-lhe que é tão bonito como qualquer outro.

Grafomotricidade com cabelos cacheados

Outra possibilidade de atividade de linguagem para as crianças é desenvolver um mini-dicionário afro-brasileiro, descobrindo palavras de origem africana que foram integradas à cultura brasileira. Clique abaixo e saiba mais:

✔️ Minidicionário afro-brasileiro para fazer com as crianças

6. Fazer instrumentos africanos

Aprender os sons da África, tão presentes em nossa cultura musical. Essa é uma proposta ímpar para conhecer os instrumentos musicais que hoje estão presentes na música brasileira. Berimbau, tambores, agogó são alguns deles.

Uma primeira atividade é ouvir os sons dos instrumentos. Como, provavelmente, você não tem os instrumentos em casa, grave um áudio com instrumentos e faça um pareamento de imagem e sons.

Instrumentos africanos com material reciclado

Podemos fazer uma atividade de pareamento com instrumentos musicais africanos apenas com imagens. E, caso você os tenha, de imagens e instrumentos musicais.

Mas também, podemos propor à criança construir um instrumento musical com material reciclado. Por exemplo, um tambor.

7. Fazer um colar africano

O colar africano é uma peça artesanal única. Muitas tribos o utilizam nos rituais e como acessório de beleza. Podemos fazer manualidades com as crianças, produzindo colares no mais autêntico estilo africano. Primeiro, temos um colar feito com pratinho de papelão e canetinha.

Colar africano com material reciclado 01

E, abaixo, um colar com macarrão colorido e penas.

Colar africano com material reciclado 02

8. Manualidade com cabelo afro e botões

Uma proposta maravilhosa! Trata-se de uma manualidade com botões para recriar o turbante africano. A tela que as mulheres africanas entrelaçam no cabelo é uma marca de identidade cultural. Com os botões, a criança pode fazer distintos desenhos e recriar inúmeras possibilidades de desenhos.

Desenhando cabelo afro com botões

✔️ Desenhando o cabelo afro com botões

9. Tecer com tiras de temática africana

Uma atividade para trabalhar a coordenação motora: tecer com tiras de temática africana. É fácil de fazer. Tanto você pode fazer o papel temático pintando uma folha com tinta guache, como também pode comprar. Basta recortar em tiras para criar um espetacular entrelaçado.

alinhavo africano

10. Atividade sobre consciência negra com feijão

Uma atividade criativa e muito linda! Empoderar nossas meninas, mostrando que o cabelo crespo e afro é uma marca de identidade da raça negra. A partir do uso de grãos de feijão, a criança recria o cabelo de uma mulher de ascendência africana.

Manualidade cabelo afro com feijão

✔️Atividade sobre consciência negra com feijão

11. Ler um livro infantil

Ler é sempre uma atividade única que deve estar contemplada em nossas brincadeiras com nossos filhos. Há uma variedade grande de livros, poemas, contos, lendas que dão conta de valorizar a cultura africana. Por aqui, muitas histórias para ler e se informar!

Literatura Infantil sobre Consciência Negra

✔️ Zumbi o pequeno guerreiro

✔️ Contos africanos para adultos e crianças

✔️ Lendas africanas para as crianças

12. Histórias de mulheres negras para empoderar meninas

Para celebrar o Dia da Consciência Negra, temos nos debruçados na leitura de histórias incríveis de mulheres negras que lutaram (e ainda lutam) para mudar o nosso mundo. Sem dúvidas, um material único para empoderar nossas meninas e também nossos meninos. São histórias de mulheres que são exemplos de resistência e de luta.

Histórias de mulheres negras para empoderar meninas

✔️ Histórias de mulheres negras para empoderar meninas

13. Desenhos para colorir do Dia da Consciência Negra

Pintar Dia da Consciência Negra

✔️ Imagens da Consciência Negra para colorir

✔️ Mapas da África para colorir

Posts relacionados

Histórias de mulheres negras para empoderar meninas

Como fazer uma máscara africana de papelão

Atividade sobre consciência negra com feijão

Atividade sobre o Quilombo dos Palmares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *